A Audi revelou nesta segunda-feira (19) o novo RS3, que começa a ser vendido a partir de agosto no mercado europeu ao preço de 60 mil euros (cerca de R$ 365 mil) para a configuração hatchback - chamada de Sportback - e 62 mil euros (aproximadamente R$ 377 mil) para o sedã. A novidade deve desembarcar em nosso país na virada do ano.
O superesportivo compacto é equipado com o mesmo motor que move o RS Q3 e o TT RS, entre outros modelos da empresa: um cinco cilindros de 2,5 litros com turbo e injeção direta capaz de entregar 400 cv ou 407 cv (o menos potente fica na Europa, enquanto o mais forte será vendido nos EUA) e 50,9 kgf.m de torque, com câmbio automatizado de sete marchas e dupla embreagem.
O modelo previsto para chegar na virada de 2021 para 2022 no Brasil, possivelmente no começo do ano que vem, tem mudanças visuais se comparado à edição atual - escancaradas pela Audi no material de apresentação, conforme as imagens que você confere nessa reportagem.
Na frente, o esportivo tem faróis de LED que simulam o efeito de uma bandeira quadriculada; grade pintada de preto com entradas de ar maiores e para-lamas mais largos com aberturas na parte de trás das rodas, que são de 19 polegadas. Na traseira, as lanternas estão mais agressivas, há um novo difusor com saídas de escape ovais e uma saída de ar decorativa no para-choques.
Resultado: mesmo com o mesmo conjunto mecânico, o carro está mais rápido. De acordo com a Audi, acelera de 0 a 100 km/h em 3,8 segundos - marca 0s3 mais rápida que o do RS3 antecessor - e tem velocidade máxima limitada em 250 km/h - que pode ser aumentada para 290 km/h se o carro for equipado com um opcional chamado "RS Dynamic Pack".
Mas como? Explicação para essa evolução está em um pacote de embreagens múltiplas controlado eletronicamente chamado "RS Torque Splitter", que substitui o diferencial do eixo traseiro em cada eixo de transmissão por unidades de controle independentes. Esse equipamento permite uma vetorização de torque ativa e totalmente variável em cada roda traseira.
Com isso, o carro ganha em agilidade e diminui a intensidade de saídas de frente, o que faz com que fique mais rápido em curvas. Há, ainda, um modo de drift chamado "RS Torque Rear", mas que é oferecido somente para carros preparados para pistas. Fora isso, o novo RS3 também vem com os habituais modos de direção do carro (Comfort, Auto, Dynamic, Efficiency e RS Individual).