Não existem limites quando o assunto são carros esportivos ou de luxo. Sempre há espaço para oferecer algo ainda mais extremo para matar de inveja aquele vizinho que também ama uma máquina poderosa sobre quatro rodas. Foi pensando nisso que a Audi acaba de lançar no mercado brasileiro o RS 5 Competition Plus.
Oferecido com um pacote opcional no exterior, o Competition Plus virou, por aqui, uma versão topo de linha do cupê de quatro portas Audi RS 5 Sportback. Além dos diferenciais estéticos, aposta em uma suspensão preparada e em uma nova calibração para o motor de 450 cv.
Antes de falarmos da mecânica, vamos admirar a estética do Audi RS 5 Competition Plus. O elemento que mais chama a atenção do lado de fora são as (belas e enormes) rodas de 20 polegadas, que podem ter acabamento diamantado ou em preto brilhante.
Aliás, não posso falar em visual sem destacar a interessante tonalidade Preto Sebring, que é uma das opções disponíveis para a carroceria desse RS 5 Competition Plus. Dependendo da incidência da luz, ela se transforma em um azul perolizado.
Por dentro, a cabine segue aquele padrão dos esportivos mais sofisticados, com Alcântara para todos os lados, couro Nappa e detalhes em vermelho até nos tapetes e nos cintos de segurança.
Vale destacar que a Audi oferece ainda a opção Competition Plus Track, que se diferencia apenas pelos bancos dianteiros do tipo concha, com ajustes manuais e revestimento em couro e microfibra dinâmica.
O Audi RS 5 Competition Plus é um modelo de alma esportiva, mas que pode muito bem se passar por carro de luxo. Tem itens como painel digital configurável, faróis LED Matrix laser, sistema de direção semiautônomo, escape esportivo, ar-condicionado automático de três zonas e multimídia de 10,1 polegadas.
Os únicos opcionais são os discos de freio de cerâmica (R$ 67 mil), os pneus Pirelli P-Zero Corsa (R$ 5 mil cada) e a pintura Audi Exclusive (R$ 57 mil), que permite que o comprador encomende o carro com a carroceria em tonalidade diferente das opções padrão oferecidas pela fábrica.
E olha que não faltam opções: Azul Navarra, Azul Turbo, Branco Geleira, Cinza Daytona, Cinza Nardo, Preto Mito, Verde District, Verde Sodoma e Vermelho Tango.
O Competition Plus tem o mesmo motor 2.9 V6 biturbo com tração integral e câmbio automático de oito marchas do RS 5 Sportback. Mas com uma calibração exclusiva para chegar a 290 km/h (10 km/h a mais) e acelerar de zero a 100 km/h em 3,8 segundos (ou 0,1 s mais rápido).
Outro elemento exclusivo do RS 5 anabolizado é a suspensão esportiva RS Pro. Ajustável e do tipo coilover, garante uma rodagem mais rígida e com vão livre para o solo até 2 cm menor que na versão regular do modelo.
Tivemos um curto, mas empolgante, contato com o Audi RS 5 Competition Plus na pista do autódromo Velopark, no Rio Grande do Sul. O sangue começa a ferver assim que se dá a partida no motor V6 biturbo.
Isso por conta da redução do isolamento acústico, que deixou o carro oito quilos mais leve e permite ouvir melhor a sinfonia do seis canecos da Audi. Que ficou ainda mais instigante com a adoção do sistema de escapamento esportivo.
Não chega a empolgar tanto quando o ronco do V8 da brutal station wagon RS 6 Avant. Mas duvido muito que alguém reclame de falta de emoção sonora quando estiver com o pé cravado no acelerador do Competition Plus, cujo encorpado som do V6 invade a cabine sem cerimônias.
Apesar desse espírito nervoso, o RS 5 Competition Plus chama a atenção pelo seu comportamento neutro ao volante. A eletrônica do Audi até deixa o motorista/piloto se divertir, mas está sempre atenta para puxar as rédeas e assegurar que ele não vai fazer besteira ao volante.
Foram apenas três voltas e algumas aceleradas na pista de arrancada. Mas foi o suficiente para deixar aquela sensação de "quero mais" e a curiosidade de saber como essa máquina vai se comportar em vias públicas, no uso diário.
O Audi RS 5 Competition Plus estreia no Brasil com preço de tabela de R$ 849.990. Ou seja, custa R$ 64 mil a mais do que o RS 5 Sportback "comum".
É um investimento que certamente vale a pena para quem está disposto a ter uma máquina mais apimentada na garagem.
Quase na mesma faixa de preço, outra máquina extrema oferecida no mercado brasileiro é o BMW M3 Competition (R$ 799.950), que tem motor 3.0 de 510 cv. Qual você levaria para casa?
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