BMW iX entra em pré-venda no Brasil por R$ 654.950

SUV elétrico promete a maior autonomia entre todos os EVs vendidos no país, de 630 quilômetros, e um show de tecnologia

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. BMW iX entra em pré-venda no Brasil por R$ 654.950
André Deliberato
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

O BMW iX, revelado recentemente em todo o planeta de forma digital, entra em pré-venda no Brasil às 20h desta segunda-feira (24) em uma parte dedicada do site da marca alemã. Considerado o "primeiro carro inteligente do Brasil", na visão da empresa, o modelo também promete oferecer a maior autonomia entre veículos elétricos do mercado brasileiro, com 630 quilômetros de alcance máximo.

"Primeiro carro inteligente" porque é o carro-chefe da BMW em termos de tecnologia (embarcada e também no âmbito da propulsão), além de símbolo de uma nova era de mobilidade para a marca, pois foi concebido desde o início para ser um veículo totalmente elétrico. O preço da brincadeira? Serão cobrados R$ 654.950 pela versão xDrive40 e R$ 799.950 pela xDrive50 Sport.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

"Chegou o momento de ir além com um modelo que representa um novo passo na conexão entre o carro, passageiros e o mundo. Ele se atualiza sozinho, aprende seus hábitos e antecipa seus desejos com inteligência artificial e ainda é capaz de regenerar pequenos danos em sua grade frontal", revela Roberto Carvalho, Diretor Comercial da BMW do Brasil.

O executivo completa: "Entendendo o desejo do cliente de poder recarregar seu carro em casa, oferecemos dois carregadores com o BMW iX, com um que pode passar dos 600 km de autonomia", reforça o executivo.

BMW iX chega ao Brasil com muita tecnologia embarcada e motores elétricos de muita força
Crédito: Divulgação
toggle button

O que vem com o BMW iX

O SUV guarda sob o assoalho sua célula de bateria, que tem a quinta e mais moderna geração do sistema BMW eDrive. Sua densidade energética aumentou cerca de 40% em comparação com a bateria de alta tensão do BMW i3 de 2020. São 76,6 kWh de capacidade na versão xDrive40 e 111,5 kWh na xDrive50. Pelo ciclo WLTP, o SUV chega com autonomia de até 425 km e 630 km, respectivamente.

Apesar dos ótimos números de autonomia, a BMW não poupou energia (com o perdão do trocadilho) no desenvolvimento em novas tecnologias de carregamento. De acordo com a empresa, em carregadores ultrarrápidos o BMW iX consegue recuperar 70% do nível de carga em 35 minutos no xDrive50 ou em 31 minutos na versão xDrive40.

O BMW iX será o primeiro modelo da marca a receber o Wallbox essential de 22 kW e o Flexible Fast Charger - este último é um carregador rápido, portátil e flexível. O kit acompanha um conector de três pinos com potência de 1.8 kW, mas o cliente também recebe opções de cabos que podem aumentar a potência para até 11 kW.

E a força disso tudo?

Equipado com dois motores, um no eixo dianteiro e um no eixo traseiro, o BMW iX tem tração integral de série. De forma combinada, os propulsores podem entregar 326 cv e 64,2 kgf.m de torque na versão xDrive40 e 523 cv e 78 kgf.m na xDrive50. Com isso, arranca de 0 a 100 km/h em 6,1 s e 4,6 s, respectivamente, enquanto a velocidade máxima é limitada a "só" 200 km/h para preservação da bateria.

De acordo com a BMW, o sistema de tração nas quatro rodas é comandado eletronicamente e transmite exatamente a quantidade certa de torque para as rodas dianteiras e traseiras em todas as situações. Seu controle inteligente permite uma transmissão de potência variável, da tração só no eixo traseiro a até uma configuração de tração nas quatro rodas com 25% da força em cada uma.

BMW i4 e iX chegam ao Brasil em 2022 e vão oferecer muita tecnologia e esportividade
Crédito: Divulgação
toggle button

Qual o tamanho do BMW iX

Com porte próximo ao de um BMW X5, o iX tem rodas com desenho aerodinâmico de 22 polegadas e maçanetas integradas nas portas.

Na frente, tem faróis a laser afilados; grade vertical com a incrível capacidade de autorregeneração produzida com nanotecnologia, capaz de se recuperar de pequenos danos por conta própria (!) e pequenos filamentos com aquecimento responsáveis por limpar ou secar a superfície para manter todos os radares com as melhores condições de funcionamento.

Na traseira, as lanternas bem finas em LED ficam embutidas na tampa do porta-malas e há padrões de acabamento diferenciados para cada uma das versões. Além disso, um detalhe em preto brilhante no para-choque completa a aparência da traseira.

Por dentro

Além de inteligente em diversos sentidos, de acordo com a BMW, o iX vai revolucionar a relação entre carro e homem. Com um interior clean e minimalista, o SUV aposta na intuitividade do sistema Shy Tech. É possível controlar as funções do sistema multimídia por comandos de voz, gestos, tato ou da forma mais tradicional, por botões - que são feitos de cristais, que reforçam sua pegada luxuosa.

O espaço interno, com direito a assoalho plano em toda a extensão da carroceria, tem assentos recém-desenvolvidos com apoios de cabeça integrados. O volante com formato hexagonal e o head-up display integrado ao painel são outros pontos que chamam atenção.

BMW iX tem até versão esportiva lá fora, chamada de M60 - que por enquanto não está cotada para cá
Crédito: Divulgação
toggle button

Precisamos falar também sobre o BMW Live Cockpit Professional. A incrível tela curvada é, na verdade, composta por duas telas, com 12,3" e 14,9". A menor, programável em design e itens de controle do veículo, fica responsável por exibir informações do quadro de instrumentos, enquanto a maior faz a função de sistema de entretenimento e tem compatibilidade, claro, com CarPlay e Android Auto sem fio.

Há, ainda, um sistema único da BMW que utiliza as câmeras do iX para projetar as imagens de realidade aumentada na tela multimídia e facilitar a visualização do motorista em determinadas situações, como as de estacionamento, por exemplo.

Há também outra função "revolucionária" ligada ao sistema de navegação: assim que o motorista insere seu destino, o carro recalcula a autonomia máxima possível, de acordo com o nível da bateria, por meio do cruzamento de algoritmos de topografia e trânsito. Incrível, não?

Lista de equipamentos quase infinita

É de se imaginar que o carro seja completaço, certo? Segundo palavras da própria BMW, seria possível "escrever um release apenas com a informações da lista de equipamentos" do BMW iX. Vamos destacar dois principais, como o ar-condicionado digital de quatro zonas com comandos táteis e filtro de nanofibra e sistema de som da Bowers & Wilkins com 30 alto-falantes.

Outro destaque é o teto-solar panorâmico, que não tem cortina para proteção solar. Com tecnologia inédita em carros vendidos no Brasil, basta tocar em um botão para que o vidro se torne fosco e ofereça conforto luminoso e isolamento térmico para os ocupantes (!). A tecnologia usa eletricidade para acionar uma membrana do vidro que se torna translúcida a ponto de escurecer a cabine - é a mesma tecnologia usada nas janelas dos aviões da Boeing, como o moderno 787 Dreamliner.

A chave virtual, que também faz parte do pacote do Série 7 e do X7, também ficou mais cômoda. Com ela, assim que o passageiro se aproxima do veículo, a uma distância de três metros, com a chave física ou com um iPhone ou Apple Watch compatível, o carro já aciona as luzes de boas-vindas; a 1,5 m do carro, as portas destravam para liberar o acesso. Na hora de ir embora, basta se afastar.

A configuração da chave digital e do app do iPhone pode ser feita por intermédio do aplicativo My BMW e o proprietário também pode criar chaves virtuais e compartilhá-las via iMessage com até cinco pessoas – inclusive adicioná-la no Apple Watch (mas somente nos modelos mais recentes).

Desenho do carro na traseira mantém o visual futurista: lanternas são finas e há muitos vincos
Crédito: Divulgação
toggle button

Segurança passiva e semi-autônoma

No quesito auxílio e proteção do motorista e passageiros, o BMW iX vem equipado com o sistema Driving Assistant Professional que engloba uma série de auxílios, como ACC (Controle de Velocidade de Cruzeiro Ativo) e o Lane Keeping Assistant. Com os equipamentos acionados, o BMW iX é um semiautônomo: acelera, freia e tem capacidade de fazer curvas.

Com o Parking Assistant Plus, o carro estaciona 100% sozinho - não há mais a necessidade de acelerar ou frear. Basta ativar o sistema e acompanhar as manobras pela tela do sistema multimídia por meio das câmeras. Há ainda alertas visuais e sonoros, de condições de tráfego cruzado, riscos de colisão traseira, mudanças involuntárias de faixa e controle e prevenção de aproximação frontal.

Além de câmeras externas, pela primeira vez a BMW tem um veículo que vem com câmera interna, que permite ao motorista tirar fotos ou filmar o interior. As gravações podem ser feitas e salvas durante a condução ou quando o veículo estiver estacionado mediante uma solicitação do app.

Primeiro BMW a ter compatibilidade com conexão 5G - que ainda não está disponível no Brasil - o iX também tem, de série, o BMW ConnectedDrive, um conjunto de funcionalidades acessível por meio de um SIM Card conectado à internet. Esta tecnologia permite obter informações sobre condições de trânsito em tempo real, alerta de manutenção de componentes, serviços de Concierge (reservas de hotéis e recomendações sobre restaurantes) e chamada de emergência inteligente.

Com o My BMW App, por fim, é possível ativar funções remotas, como localizar o veículo, trancar e destrancar, acender faróis e acionar a ventilação, além de visualizá-lo em 3D. Também é possível verificar seu status, caso tenha alguma porta ou janela aberta, ter informações sobre quilometragem, nível de autonomia, manutenções e serviços, localizar e contatar concessionários, entre muitas outras funções.

São nove opções de cores para a carroceria (Branco Alpino, Carbon Black, Preto Safira, Prata Caxemira, Cinza Sophisto, Branco Mineral, Azul Phytonic, Azul Ridge Montanha, Cinza Tempestade Baía e Vermelho Aventurine) e três opções de acabamento interno (Sensatec Oyster, Sensatec Mocha, Sensatec Preto, Couro Amido e Couro Castanea).

Considerado o "primeiro carro inteligente da BMW", o iX tem até nanotecnologia de autorregeneração
Crédito: Divulgação
toggle button
Comentários
Wid badge