A BMW lança no mercado brasileiro a versão híbrida plug-in do Série 5 com uma bossa: a abertura das portas com celular. O 530e M Sport que desembarca por aqui traz a tecnologia que a marca alemã chama de Digital Key e que permite destravar o carro por meio do iPhone.
A chave digital está disponível apenas para os celulares da marca da maçã. A configuração pode ser feita por intermédio do aplicativo BMW Connected e o dono do carro também pode criar acessos virtuais e compartilhá-los via iMessage com até cinco pessoas, inclusive no Apple Watch. Para abrir o carro, basta apertar o botão "iniciar" no smartphone.
O app também oferece outras funcionalidades para o 530e. Desde limitar a velocidade máxima, a potência do motor e o volume do sistema multimídia para usuários, até ligar o propulsor do carro por intermédio do iPhone.
Por falar em motor, o conjunto do carro que abre porta por celular combina o 2.0 quatro cilindros a gasolina de 184 cv e 31 kgf.m de torque entre 1.350 e 4.000 rpm com outro elétrico e câmbio automático de oito marchas. A potência combinada é de 292 cv, com 0 a 100 km/h em 5,9 s e máxima de 235 km/h. Há ainda um botão overboost, que adiciona 40 cv por 10 segundos.
A autonomia elétrica no ciclo WLTP é de até 56 km, segundo a BMW. Em carregadores rápidos, são necessárias 3h15 para completar as baterias. O preço de R$ 384.950 pedido pelo 530e, a propósito, inclui o BMWi Wallbox.
Esse Série 5 eletrificado vem com o pacote M Sport, que inclui freios a disco ventilados com pinças na cor azul, volante e cintos de segurança, todos da linha M e rodas de liga leve aro 19". Entre os equipamentos, controle de cruzeiro adaptativo, estacionamento automático e o Live Cockpit Professional com telas digitais de 12,3" e de 10,25".