Uma nova geração do SUV médio BMW X3 foi apresentada pela marca bávara esta semana, 20 anos após a estreia da primeira. Ela é reconhecida pelo código G45 e deverá chegar ao Brasil em 2025.
Isso porque o X3 é feito no país, na fábrica da BMW em Araquari (SC). Saberemos a data mais precisa nas próximas semanas. Enquanto isso, a empresa concentra esforços para lançar os modelos X2 e iX2 por aqui.
O novo BMW X3 é maior, mais equipado, mais eficiente e tem design mais agressivo que o anterior. Tem 4,76 metros de comprimento (3,4 cm maior) e 1,92 m de largura (2,9 cm mais largo), mas com 1,66 m de altura (2,5 cm mais baixo). O entre-eixos não muda: 2,86 m.
O porta-malas também cresceu. Nas versões híbridas-leves, saltou de 550 litros para 570 litros. Já nas híbridas do tipo plug-in (recarregáveis na tomada), o aumento foi de 440 litros para 460 litros.
Grande parte desse crescimento - e da redução de altura - se deve ao novo design, mais invocado e estilizado de acordo com a nova filosofia de design dos modelos da BMW.
Na frente, há faróis full-LED, que podem ser adaptativos e têm o formato de assinatura com duplo "L", como vemos nas imagens. A grade frontal também pode ser iluminada, embora isso seja item opcional.
Na traseira, percebe-se um perfil menos inclinado, com caimento de teto menos proeminente. Foi pensado dessa maneira justamente para privilegiar o espaço traseiro e o volume do bagageiro.
No interior, muitas das peças e da inspiração vêm do novo Série 5. Claro que, como todo lançamento da BMW, o painel de instrumentos se une à central multimídia por meio de uma grande tela curva. O sistema usa a versão mais recente do BMW iDrive com o BMW Operating System 9.
Os serviços do BMW Digital Premium também estarão disponíveis como opção, permitindo que alguns aplicativos específicos sejam usados diretamente na tela - desde que haja uma assinatura. Além de streaming de música, há serviços de streaming de vídeo e integração de smartphone via CarPlay e Android Auto.
Há uma série de opções de motores. As configurações de entrada podem usar um esquema híbrido-leve que une um motor 2.0 turbo a gasolina a outro elétrico, alimentado por uma bateria de 48 Volts - que pode entregar 208 cv e fazê-lo acelerar de zero a 100 km/h em 7,8 segundos.
A segunda opção é um motor de quatro cilindros a diesel, híbrido-leve (também chamado de micro-híbrido), que tem 197 cv e permite uma aceleração de zero a 100 km/h em 7,7 segundos.
Acima dessas duas está uma versão híbrida plug-in, que une o motor 2.0 turbo a gasolina de quatro cilindros a um elétrico. Este é integrado ao sistema de câmbio automático de oito marchas da ZF.
Nesse esquema, o conjunto entrega 299 cv. A bateria ainda não teve sua capacidade revelada, mas a BMW garante que o X3 poderá rodar cerca de 90 quilômetros no modo puramente elétrico, e que a recarga poderá ser feita em corrente alternada de até 11 kW de potência.
E tem mais: acima das três opções citadas está a versão conhecida como M50, que é movida pelo motor 3.0 de seis cilindros em linha, de 398 cv e tração integral. Também equipada com bateria de 48 Volts, essa configuração pode fazer a arrancada de zero a 100 km/h em 4,6 segundos.
Mais esportiva, ela tem suspensão mais calibrada e adaptável, direção esportiva com assistência variável, freios mais fortes e rodas maiores (de 20 polegadas).
Mais para a frente também são prometidas versões mais esportivas, como a M e até M Competition. Assim fica, portanto, a linha de versões já anunciadas:
Completinho, o SUV vem de série com ar-condicionado automático de três zonas, chave presencial inteligente, porta-malas com abertura elétrica, retrovisores com ajuste elétrico, alarme, navegador GPS integrado, iluminação ambiente, carregador de celular sem fio e quatro entradas do tipo USB-C.
Como opcionais, o novo BMW X3 vai oferecer teto solar panorâmico fixo, aquecimento de volante e vidros traseiros escurecidos e térmicos, entre outros.
O modelo chegará no mercado alemão em novembro com preços a partir de 57.900 euros (R$ 340 mil em conversão direta), ou 2 mil euros (R$ 11,7 mil) a mais que o modelo atual. Curiosamente - e diferentemente dos últimos lançamentos da empresa -, a versão 100% elétrica (iX3) ainda não foi apresentada.
Apesar de ser feito no Brasil, a filial nacional da BMW ainda não comenta sobre o possível lançamento do X3 por aqui. Nós, do WM1, apostamos em algo para meados de 2025.