Uma das grandes estreias do Salão de Pequim deste ano apareceu nesta sexta (26/4): o Caoa Chery Tiggo 9 PHEV, que foi revelado oficialmente pelas mãos do brasileiro Carlos Alberto de Oliveira Andrade Filho, atual CEO do grupo Caoa e, claro, filho do fundador da empresa, falecido em 2021.
Ainda não há confirmação sobre a data de estreia do SUV no país. O que se sabe é que, pelo número 9, ele tem porte maior que o do conhecido Tiggo 8, além de opções de cinco ou sete lugares.
Estimativas dão conta de que sua chegada ao Brasil está prevista para o final de 2025. O modelo já existia há mais de ano - conforme adiantado pelo WM1 -, mas sua versão híbrida ainda não havia sido revelada. Foi isso que rolou lá na China esta semana.
O Tiggo 9 é a maior e mais luxuosa opção da Chery e combina linhas esportivas com elementos de acabamento elaborados, como peças cromadas e em black piano.
As patentes do modelo foram registradas no Brasil entre agosto e setembro do ano passado.
O maior SUV da marca chinesa - sem considerar suas divisões de luxo, como Omoda, Jaecoo e Exeed -, na versão com motor a combustão, tem preço sugerido inicial de 160 mil yuans no país asiático, o equivalente a R$ 113 mil. A inédita configuração híbrida ainda não tem preço.
São 4,82 metros de comprimento, 1,93 m de largura, 1,69 m de altura e 2,82 m de entre-eixos. Note pelas imagens que o modelo tem caixas de roda pintadas na cor do carro, maçanetas retráteis e um vinco que marca a linha de cintura, dos faróis até a lanterna.
O mesmo tom aparece nos retrovisores, que combinam também elementos cromados. Já as colunas recebem acabamento em preto brilhante e combinam com o teto panorâmico. As rodas são de aro 20".
Na traseira, as lanternas se conectam por uma barra de LED. A peça, ao centro, traz a inscrição Chery. Mais abaixo, no para-choque, o lado esportivo é reforçado por escapes cromados nas extremidades.
O interior é luxuoso e combina tons claros e escuros, com branco, bege, cinza e preto, e ainda costuras em dourado, inserções em madeira e acabamentos cromados.
O carro tem duas grandes telas digitais, com 12,3 polegadas cada, posicionadas lado a lado, como a maioria dos mais recentes lançamentos.
Na versão civil, o carro tem sob o capô um motor 2.0 turbo que entrega 260 cv de potência e 39,7 kgf.m de torque. Tudo comandado por um câmbio automático com oito marchas.
A tração poderá ser integral, mas deverá ser oferecida somente como opcional. O SUV já existia na China com motor a combustão - nesta sexta, como dissemos, o que apareceu foi a versão híbrida plug-in.