A Caoa Chery já não esconde que pretende continuar investindo no segmento de carros eletrificados no Brasil. A maior prova disso é que a marca deve lançar neste segundo semestre o Tiggo 9. Ao que parece, a Caoa acelerou planos e decidiu priorizar nosso mercado. As infos são do Jornal do Carro.
O Tiggo 9, para quem não se lembra, foi mostrado mundialmente em 2023. Sua versão híbrida plug-in (PHEV) foi revelada no Salão de Pequim deste ano , em abril. Na ocasião, noticiamos que os planos de importação do modelo para nosso país estava previsto para 2025. Isso mudou.
O SUV híbrido plug-in, que por aqui será obviamente posicionado acima do Tiggo 8, já está registrado no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e deve iniciar a fase de pré-vendas agora em agosto. Deverá ser o carro mais caro da empresa e até roubar clientes do mercado premium de luxo.
O Tiggo 9 é a maior e mais luxuosa opção da Caoa Chery atualmente e combina linhas de design esportivas com elementos de acabamento elaborados, como peças cromadas e em preto brilhante.
As patentes do modelo foram registradas no Brasil entre agosto e setembro de 2023.
O maior SUV da marca chinesa - sem considerar suas divisões de luxo, como Omoda, Jaecoo e Exeed -, tem preço sugerido inicial de 152.900 yuans no país asiático na versão com motor a combustão, o equivalente a R$ 115 mil. Já as configurações mais caras passam de 200 mil yuans, algo próximo a R$ 155 mil. A híbrida ainda não tem preço.
Por aqui, será certamente mais caro que o atual Tiggo 8 Pro Plug-In Hybrid, a versão mais cara do SUV de sete lugares que cobra R$ 239.990. Espere, portanto, por algo perto dos R$ 250 mil na versão com motor a combustão e por valores que encostem nos R$ 300 mil na variante híbrida PHEV.
De acordo com o furo do Jornal do Carro, o Tiggo 9 será feito no Brasil, na sede da Caoa em Anápolis (GO). Em um primeiro momento, as versões com motor térmico serão feitas por aqui, enquanto as híbridas virão importadas. Depois, a ideia é que o Tiggo 9 PHEV também seja nacional.
Estruturalmente, o carro tem 4,82 metros de comprimento, 1,93 m de largura, 1,69 m de altura e 2,82 m de entre-eixos. Note pelas imagens que ele tem caixas de roda pintadas na cor do carro, maçanetas retráteis e um vinco que marca a linha de cintura, dos faróis até a lanterna.
Na traseira, as lanternas se conectam por uma barra de LED. A peça, ao centro, traz a inscrição Chery. Mais abaixo, no para-choque, o lado esportivo é reforçado por escapes cromados nas extremidades.
O interior é luxuoso e combina tons claros e escuros, com branco, bege, cinza e preto, e costuras em dourado, inserções em madeira e acabamentos cromados. O carro tem duas grandes telas digitais, com 12,3 polegadas cada, posicionadas lado a lado, como a maioria dos mais recentes lançamentos.
Na versão com motor a combustão, o carro tem sob o capô um 2.0 turbo que entrega 260 cv de potência e 39,7 kgf.m de torque. Tudo comandado por um câmbio automático com oito marchas.
A tração até pode ser integral, mas isso lá fora é oferecida como opcional. Por aqui, deve ser somente 4x2.
Já o Tiggo 9 PHEV combina um motor 2.0 turbo a gasolina com 238 cv - posicionado no eixo dianteiro - com uma unidade elétrica de 224 cv encaixada nas rodas traseiras. Combinados, eles podem entregar 366 cv e 40,8 kgf.m de torque.
A autonomia declarada no ciclo WLTP é de 1.400 quilômetros, com consumo médio de 19,2 km/l. O câmbio é sempre automático de oito marchas, assim como o das versões de entrada.