É oficial: o reinado do Jeep Compass, SUV médio mais vendido do Brasil desde 2016, está ameaçado. E quem pode destroná-lo é outro todo-poderoso: o Toyota Corolla Cross, que foi lançado em 2021 e reestilizado em abril deste ano, já como linha 2025.
É isso que mostra o relatório de setembro da Fenabrave, a associação das concessionárias. De acordo com os dados oficiais do mês passado, o Toyota Corolla Cross alcançou 35.213 unidades emplacadas no acumulado de janeiro a setembro, contra 35.320 do Compass - apenas 107 unidades de diferença para o SUV da Jeep.
Se você olhar para os números de agosto, a distância era maior - 31.520 unidades do Jeep Compass e 31.008 do Corolla Cross (512 carros). Em julho, veja só, eram 27.517 Compass emplacados na somatória dos sete meses versus 26.691 registros do Corolla (diferença de 826 veículos). O vice-líder se aproxima - e é bem provável que em outubro, se as coisas continuarem dessa forma, ele ultrapasse o líder.
Claro, não há como prever: pode ser que a Jeep faça diversas ações neste mês para evitar que seu SUV perca o posto - aliás, pode apostar que ofertas, promoções e investidas não faltem por parte da fabricante.
Mas também sabemos que, do outro lado, há outra montadora gigante - e com grande capacidade de negócios - atrás da medalha de ouro. É provável que vejamos, também, ações da Toyota para fazer valer o investimento de clientes dessa categoria no Corolla Cross.
O terceiro entre os SUVs médios mais vendidos no acumulado do ano é o Caoa Chery Tiggo 7 - que já soma 20.618 unidades licenciadas no Brasil em 2024.
Fica, portanto, a seguinte pergunta: se distância entre Corolla Cross e Compass, que há três meses era de mais de 800 unidades, caiu para cerca de 500 carros em agosto e para pouco mais de 100 no mês passado, você acha que o SUV da Toyota será capaz de levar o título que pertence ao Jeep Compass desde 2016?