Freelander voltará em breve como SUV elétrico

SUV de entrada da marca britânica, aposentado em 2015, voltará à vida como marca de utilitários eletrificados da Chery

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Freelander voltará em breve como SUV elétrico
André Deliberato
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Uma parceria entre Land Rover e Chery, feita recentemente na China, vai fazer com o que o nome Freelander volte a ser usado - desta vez, em uma linha de modelos elétricos, fruto da joint-venture.

Mesmo tendo nascido na China, a colaboração entre as duas marcas promete se expandir para outros mercados. Os modelos oriundos dessa fusão deverão usar as plataformas mais avançadas da Chery criadas para carros elétricos e híbridos.

Por ora, sabemos apenas que a fabricação desses modelos será feita na sede da marca chinesa em Changshu, na China. A Freelander, portanto agora uma marca de SUVs elétricos nascida dessa união, deve surgir em breve com planos globais ambiciosos - por que não, afinal, imaginá-la em cena aqui no Brasil?

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Por que o nome Freelander?

Ainda não há uma justificativa oficial, mas é curioso lembrar que o Land Rover Freelander era um dos carros da empresa que compartilhava itens com modelos de outras fabricantes.

Na primeira geração, usava peças e componentes de carros de passeio com tração dianteira da marca Rover, que durou até 2005. E vale lembrar que o motor turbodiesel desse primeiro Freelander era feito pela BMW.

Na segunda geração, a Ford era a dona da Land Rover. Vários equipamentos eram compartilhados com uma série de modelos de marcas como Volvo, Jaguar, Lincoln e até Aston Martin - todas de uma divisão de luxo chamada Premier Automotive Group.

Land Rover Freelander era o SUV de entrada da marca até 2015
O Land Rover Freelander era o SUV de entrada da marca até 2015
Crédito: Divulgação
toggle button

Depois disso, o SUV passou a ser feito sobre uma plataforma da Volvo - a mesma usada também, muitos anos, pelo XC60 -, e também pela Ford, para fazer o Mondeo na Europa.

Vale lembrar que, nessa geração, o Freelander tinha motor feito na Suécia, mas também oferecia um conjunto 2.2 a diesel de origem Peugeot - que hoje, olha só, é o que equipa a Fiat Titano.

O SUV Freelander, como dissemos no início do texto, saiu de linha em 2015 - quando teve seu posto assumido pelo Discovery Sport aqui no Brasil.

O Discovery Sport, por sua vez, teve projeto 100% desenvolvido pela própria Land Rover, o que nos leva a crer que o nome Freelander servirá, de fato, para identificar projetos que tenham mais de uma marca incluída em seu desenvolvimento.

Comentários