A Hyundai lançou um esportivo na Europa que nos deixou babando. Trata-se do i20 N. Primo distante do HB20, o hatch compacto passou pela divisão esportiva da marca coreana para ganhar visual e desempenho diferenciados.
Se o design chama atenção, a cereja do bolo está debaixo do capô. O i20 N usa um motor 1.6 turbo, que rende 207 cv e 28 kgf.m de torque. O câmbio é sempre manual de seis velocidades.
Apesar de divulgar o modelo para mostrar que também pode fazer carros esportivos, a Hyundai não revelou dados de desempenho. Estima-se que o carro vá de 0 a 100 km/h na casa dos 7 segundos e a velocidade máxima ultrapasse os 200 km/h.
Visualmente, o i20 N é bastante esportivo. A começar pela cor azul clara, característica dos modelos N da Hyundai. Os para-choques dianteiro e traseiro são mais esportivos que a versão convencional do i20. A saia lateral também tem desenho mais ousado. Os detalhes em laranja e preto realçam a pegada diferenciada do carro.
As rodas são de 18 polegadas, o teto é pintado de preto e o aerofólio fecha o pacote de "maldades" do pequenino esportivo.
Por dentro, o i20 N tem painel de instrumentos digital, pedaleiras esportivas e dois botões pintados no mesmo tom azul da carroceira. Eles selecionam os modos de condução do carro, e o deixam mais esportivo ou dócil, dependendo da escolha.
O acionamento do motor também é por botão (vermelho) e também no volante. Basta apertar o botão para acordar o 1.6 turbo, no melhor estilo superesportivo de luxo.
A Hyundai não confirmou quando o i20 N custará. Divulgou apenas que suas vendas começam em 2021, na Europa. Nós, brasileiros, ficamos apenas com o gostinho de quero mais, e no desejo de que o nosso HB 20, um dia, seja como seu primo distante.