Depois de décadas, uma era chega ao fim. A JLR (novo nome da antiga Jaguar Land Rover) decretou o fim da marca Land Rover.
A mudança faz parte da estratégia Reimagine, plano que prevê, até 2030, transformar o grupo industrial em um grupo controlador de marcas de carros elétricos de luxo.
Dentro desse plano estratégico, as linhas de produtos da finada Land Rover passam a ser independentes. Ou seja, Defender, Discovery e Range Rover se transformarão em marcas, compondo com a Jaguar o portfólio da agora JLR.
Além do fim da marca Land Rover, a JLR revelou ainda que a nova plataforma EMA, que serviria de base para carros híbridos e elétricos do grupo, agora será destinada apenas a modelos 100% elétricos.
Já a plataforma MLA (usada atualmente apenas nos Range Rover e Range Rover Sport) seguirá com as opções de motores híbridos e 100% a combustão, além da motorização elétrica.
O primeiro carro elétrico dessa nova era da antiga Land Rover será um Range Rover, com lançamento previsto para 2025 e produção na fábrica britânica de Halewood, que será convertida para fazer apenas automóveis elétricos.
Já a Jaguar será reposicionada como uma marca de produtos de luxo focados no design. Em 2024, virá o primeiro dos três produtos dessa nova era: um elétrico esportivo de quatro portas baseado em uma plataforma exclusiva, chamada de JEA.
Inicialmente, Land Rover era apenas o nome do modelo 4x4 lançado em 1948 pela fabricante britânica Rover. A sua trajetória como marca independente começou apenas no final da década de 1970.
Apesar do choque, a mudança feita pela JLR só veio confirmar um fato consumado. Afinal, com o crescimento da gama de produtos Range Rover, o nome Land Rover começou a ficar cada vez mais esquecido.
Quer saber mais informações sobre o carro que deseja comprar? Clique aqui e acesse o Catálogo da Webmotors.