A Land Rover celebra neste mês um ano da chegada da nova geração do Defender ao mercado brasileiro. Neste período, foram 686 unidades vendidas - o que representa 12,5% de participação no segmento de SUVs grandes de marcas consideradas premium, que também inclui modelos como Jeep Wrangler e Mercedes-Benz Classe G, entre outros.
Para comemorar, nada mais justo que uma renovação de linha. Por isso, a empresa apresenta, agora, o Defender 2022, que promete fazer a estreia no mercado em agosto. "Mais refinado e tecnológico", nas palavras da empresa, o SUV recebe nova tela tátil de 11,4 polegadas e alta definição na versão HSE como principal novidade.
O SUV mantém o extenso pacote de equipamentos de conforto e conveniência. Faz a estreia da nova tela tátil de 11,4 polegadas na versão HSE e vem de série com bancos de couro, bancos dianteiros elétricos e climatizados com 14 ajustes e memorizador, sistema de iluminação interna, compartimento refrigerado no console, teto solar panorâmico e carregamento sem fio para celulares (opcional).
Fora isso, o modelo permanece com a tecnologia que faz a função do capô transparente - que ajuda o motorista a aproveitar melhor as capacidades do carro, ao revelar pela tela as áreas normalmente escondidas pelo capô - e também a função "ClearSight Rear View", também de série, que dá ao motorista uma visão traseira livre de obstáculos no interior do carro, por meio do retrovisor.
O Defender 2022 também virá com a tecnologia Software-Over-The-Air (SOTA) elevada a um novo patamar, com 14 módulos individuais capazes de receber atualizações remotas. Os downloads são realizados via Wi-Fi, sem necessidade de visitar um concessionário.
Vale lembrar que a Land Rover também introduziu no Defender o sistema multimídia chamado Pivi Pro, que exige menos passos para executar tarefas frequentes. Já o sistema de navegação por GPS do SUV usa algoritmos de autoaprendizagem capazes de otimizar a rota, com mapas sempre atualizados, graças à tecnologia.
O Defender 2022 mantém as duas versões de acabamento, a SE e a HSE, ambas equipadas com o motor 2.0 Ingenium a gasolina de 300 cv, sempre combinado a uma caixa de câmbio automática de oito marchas e, claro, a um sistema de tração 4x4 com diferencial central com bloqueio ativo.
O conjunto, segundo a Land Rover, foi criado para proporcionar força extrema em situações de reboque ou fora de estrada. O sistema 4x4 Terrain Response, que adéqua a tração automaticamente ao tipo de terreno associado à suspensão pneumática com regulagem de altura, contribui para a capacidade off-road poderosa do modelo.
Preços? A versão SE 110 P300 chega por R$ 543.950, enquanto a HSE 110 P300 sai por R$ 567.950, ambas com pacote de equipamentos específico para o Brasil. As duas versões oferecem opção de 7 lugares, que inclui a terceira fila de bancos com ar-condicionado, por R$ 13 mil adicionais.