A Mercedes-Benz anunciou a chegada dos SUVs elétricos EQE e EQS ao Brasil. As primeiras unidades dos modelos fabricados na planta de Tuscaloosa, nos Estados Unidos, desembarcam já em setembro.
Para o mercado brasileiro, a Mercedes optou pelas versões EQE 300 e EQS 450+. Os preços ainda não foram revelados oficialmente, mas podemos esperar o EQE na casa dos R$ 800 mil e o EQS com um valor aproximado de R$ 1 milhão.
Com a confirmação destes dois novos SUVs, a Mercedes-Benz passará a oferecer ao consumidor brasileiro toda a sua linha de utilitários esportivos elétricos – EQA, EQB e EQC já são vendidos.
O Mercedes EQE 300 é equipado com um motor elétrico, que fica posicionado no eixo traseiro e é capaz de gerar 245 cv de potência e um torque instantâneo (a partir do zero) de 56 kgf.m. Sua autonomia é de 367 quilômetros, no ciclo do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) do Inmetro.
O carro tem 10 módulos de baterias de 89 kWh posicionados no assoalho. Projetadas para durarem toda a vida útil do veículo, as baterias têm garantia de fábrica de 10 anos ou 250 mil quilômetros rodados.
Construído sobre uma plataforma totalmente pensada para carros elétricos, o EQE 300 tem 4,86 m de comprimento (3,03 m de distância entre os eixos), 1,94 m de largura e 1,68 m de altura. O porta-malas tem capacidade para 520 litros (ou 1.675 litros com a segunda fileira de bancos rebatida).
Para o mercado brasileiro, o EQE 300 chegará equipado com kit AMG Line, entregando mais esportividade visual. Por isso terá, por exemplo, rodas de liga leve de 21 polegadas.
O modelo brasileiro também terá faróis com tecnologia Digital Light, painel de instrumentos 100% digital e customizável, e central multimídia com tela de 12,8 polegadas com tela de alta definição e sensível ao toque (sistema compatível com Android Auto e Apple CarPlay), entre outros mimos. Destaque para o eixo traseiro esterçante, que vira de 4° a 10°.
O EQS é o maior SUV elétrico da marca na atualidade, tem capacidade para até sete ocupantes (três fileiras de bancos) e, assim como o EQE, é montado sobre uma plataforma desenvolvida exclusivamente para carros elétricos.
O modelo tem 5,12 m de comprimento, sendo 3,21 m de distância entre os eixos e 1,95 m de largura. O porta-malas tem capacidade para 645 litros na configuração para cinco lugares e 2.100 litros com as duas fileiras de bancos rebatidas.
A configuração 450+ que será vendida no Brasil é equipada com um motor elétrico traseiro com capacidade de gerar até 360 cv de potência máxima e 56,8 kgf.m de torque. A autonomia, seguindo as normas do PBEV Inmetro, é de 411 quilômetros.
As baterias de 108,9 kWh estão posicionadas no assoalho do carro, e divididas em 12 módulos. A garantia para as baterias é de 10 anos ou 250 mil quilômetros.
O EQS 450+ também será equipado com kit visual AMG Line. Entre os equipamentos de série, sobressaem o eixo traseiro esterçante e a chamada MBUX Hyperscreem, que é formada por três telas de altíssima definição – duas de 12,3 polegadas e uma maior (da central multimídia) com 17,4 polegadas.