Mercedes GLA e GLB ganham versão AMG no Brasil

Modelos chegam na configuração 35 4Matic, com cinco e sete lugares, motor de 306 cv e preços que encostam no meio milhão

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Roberto Dutra
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A Mercedes-Benz começa a vender no Brasil, ainda este mês, os novos utilitários compactos GLA 35 4Matic e GLB 35 4Matic. Os dois chegam com a grife AMG - sigla da divisão de preparação da própria fábrica.

O GLA 35 4Matic é mais voltado para quem busca esportividade e design agressivo. Já o GLB 35 4Matic tem um caráter mais familiar, e oferece espaço interno maior e capacidade para mais ocupantes.

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Os dois têm design até parecido, mas no GLA os faróis são mais afilados, a grade é mais horizontal e a carroceria aproxima-se do estilo hatchback, com um caimento traseiro mais acentuado. Já o GLB tem grade mais alta, faróis mais abertos, capô mais alto e carroceria bem no estilo "SUV".

O GLA e seu irmão GLB compartilham muitos componentes, mas têm propostas um pouco diferentes
Crédito: Mercedes-Benz AMG GLA 35 4Matic e GLB 35 4Maticno Brasil A Mercedes-Benz começa a vender no Brasil, ainda este mês, os novos utilitários compactos GLA 35 4Matic e GLB 35 4Matic. Os dois modelos são inéditos no país, chegam para aumentar o line-up da marca por aqui e têm a grife AMG - sigla da divisão de preparação da própria fábrica. foto O GLA 35 4Matic é mais voltado para quem busca esportividade e design agressivo. Já o GLB 35 4MATIC tem um caráter mais familiar, oferecendo espaço interno maior e capacidade para mais ocupantes. Os dois têm design até parecido, mas no GLA os faróis são mais afilados, agrade é mais horizontal e a carroceria aproxima-se do estilo hatchback, com um caimento traseiro mais acentuado. Já o GLB tem grade mais alta, faróis mais abertos, capô mais alto e carroceria bem no estilo
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Ambos têm rodas de liga leve com aros de 21 polegadas com desenho multirraios e acabamento de alto brilho, e os mesmos painéis das portas com inserções em preto brilhante. Lá atrás, as lanternas dos dois são discretamente diferentes, com um estilo mais agressivo no GLA e um jeito mais conservador no GLB. Os dois trazem o pacote AMG Night AMG de acabamentos, que garante uma aparência ainda mais exclusiva.

GLA tem caráter mais esportivo, fato reforçado pelo jeitão de hatchback com caimento acentuado atrás
Crédito: Divulgação
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No interior, destaque para o estofamento dos bancos em microfibra na cor preta com costuras e cintos de segurança na cor vermelha. O acabamento interno com design de fibra de carbono e as saídas de ar com aros vermelhos também chamam a atenção.

Os novos Mercedes-AMG também são equipados com o sistema de multimídia Mercedes-Benz User Experience (MBUX), que exibe imagens em gráficos 3D brilhantes de altíssima resolução. Visualmente, os dois monitores de 10,2 polegadas sob uma cobertura de vidro compartilhada se misturam em um cockpit widescreen.

O GLA e o GLB compartilham o mesmo motor 2.0 turbo de 306 cv de potência e 40,8 kgf.m de torque
Crédito: Divulgação
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O MBUX pode ser operado via touchpad, pelas teclas sensíveis ao toque no volante e ainda por comando de voz ou touchscreen. O de voz é ativado com as palavras-chave "oi, Mercedes": o software reconhece e entende grande parte dos comandos principais nos sistemas de mídia e do veículo. Enquanto o GLA só leva cinco pessoas, o GLB acomoda sete ocupantes, pois tem uma terceira fileira de bancos. A capacidade no porta-malas no GLB também é maior: 570 litros, contra 435 litros no GLA.

Na frente, o GLB tem faróis mais abertos e grande mais alta. É um modelo  mais familiar
Crédito: Divulgação
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Os dois têm a mesma motorização: um quatro cilindros em linha turbinado com 2.0 litros, que rende 306 cv de potência a 5.800 rpm e torque de 40,8 kgf.m a 3.000 rpm. Esse motor tem comando de válvulas variável, gerenciamento térmico inteligente para líquido de arrefecimento e para óleo, injetores de alta precisão e ignição multifaísca.

A transmissão em ambos é automatizada AMG Speedshift DCT 8G, com dupla embreagem e oito marchas - é a mesma que já equipa outros Mercedes-AMG, como o CLA 45 S 4Matic.

O jeitão mais "SUV" do GLB aparece também na traseira, com tampa mais reta e lanternas maiores
Crédito: Divulgação
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Entre os muitos recursos eletrônicos está a o "Race Start", que permite a aceleração máxima imediata - uma espécie de "experiência altamente motivacional" na definição da fabricante. O câmbio também tem um modo "M" temporário, que é ativado pelas borboletas do volante e permite trocas de marchas manuais.

Interior de ambos: pedais em aço escavado, volante com base chata e um painel enorme todo digital
Crédito: Divulgação
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Acha que acabou? Pois saiba que os dois novos modelos também têm tração variável AMG Performance 4Matic, que reparte o torque com variações infinitas, desde tração apenas dianteira a uma distribuição de 50/50 nos dois eixos.

Por fim, o motorista pode escolher entre quatro modos de condução - slippery, comfort, sport e sport+ -, que alteram parâmetros como as respostas do motor e da transmissão. Isso combinado a duas opções de ronco do escape, uma para os modos slippery e comfort; outra para os modos sport e sport+. Os preços: o GLA custa R$ 494.900 e o GLB,  R$ 504.900.

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