Kicks poderá crescer em vendas com estratégia BYD

Nissan deverá utilizar a mesma estratégia que fez o Song "explodir" de vendas no fim de 2024

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Marcelo Monegato
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O novo Nissan Kicks chegará em 2025 ao Brasil. Se nada atrasar, a estreia do SUV deverá acontecer ainda no primeiro semestre do ano. E como você ficou sabendo primeiro no WM1 e com exclusividade, o atual Kicks continuará sendo comercializado normalmente, passando por uma atualização mais profunda no segundo semestre do ano - até o nome deverá ser novo.

E como os dois SUVs da Nissan vão conviver, os números de vendas do Kicks poderão dar um salto em 2025, caso a estratégia seja a mesma utilizada pela BYD atualmente com o Song. O número de emplacamento do utilitário esportivo híbrido da marca chinesa explodiu no final de 2024, pois sob o mesmo nome (Song) são comercializados, na realidade, três modelos: Song Plus, Song Pro e Song Plus Premium.

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O novo Nissan Kicks chegará no primeiro semestre de 2025
Crédito: Divulgação
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Para se ter uma ideia, de janeiro a junho, quando somente o Song Plus era vendido no Brasil, a média de emplacamentos do modelo foi de 1.672 unidades/mês. Com a chegada do Song Pro em julho, a média saltou para 2.483, de julho a novembro.

Já em dezembro, com o lançamento do Song Plus Premium - que teve um lote inicial de apenas 500 unidades -, o SUV da BYD bateu o recorde de emplacamentos no ano: 4.585(*) unidades - crescimento significativo de 40,8% em relação ao mês anterior, quando foram comercializados 3.256 novos Song.

No entanto, para a estratégia funcionar, o novo nome do atual Kicks - caso realmente mude - deverá ser escolhido com sabedoria para que a soma das vendas dos dois modelos seja computada pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).

Há alguns anos, o novo Nissan Versa conviveu com o velho, que passou a ser chamado de V-Drive. Por conta do nome bem diferente, e por serem produtos completamente distintos, na Fenabrave os emplacamentos dos dois modelos eram diferenciados. Em 2021, por exemplo, o novo Versa registrou 11.107 emplacamentos, enquanto o V-Drive anotou 4.963.

Fiat, Chevrolet e Volkswagen já utilizaram essa estratégia

No passado, a Fiat utilizou a mesma estratégia. O novo Uno conviveu com o Mille, modelos de gerações completamente diferentes. Mas, para a Fenabrave, era tudo Uno. A Chevrolet, por sua vez, adotou a mesma estratégia com o novo Onix e o Joy, que era a geração anterior do hatch. A Volkswagen também já surfou essa onda, comercializando, ao mesmo tempo, o Gol G4 e o Gol G5 - que tinham o mesmo nome, mas eram projetos completamente distintos.

(*) Números parciais da Fenabrave de 30 de outubro de 2024

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Tags:Nissan
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