A Mercedes-Benz prepara para o início de 2024 o lançamento do seu mais novo modelo esportivo de duas portas. Será o AMG CLE 53 4Matic+ Coupé, que acaba de ter seu visual e conjunto híbrido-leve revelados.
O conjunto mecânico usado no modelo é formado por um motor 3.0 turbo, de seis cilindros em linha, que entrega nada menos que 449 cv e 56,7 kgf.m de torque em condições normais. Mas essa força pode chegar a 61,2 kgf.m no modo de direção "overboost".
Uma unidade elétrica, que funciona como gerador de suporte às partidas, rende ainda 23 cv e 20,9 kgf.m de torque. A transmissão usada no modelo é a AMG Speedshift TCT de nove marchas, com tração integral 4Matic.
Com a dupla, o CLE é capaz de ir de zero a 100 km/h em apenas 4,2 segundos e atingir a velocidade máxima de 250 km/h, na versão padrão. Esse limite pode ser elevado para 270 km/h, caso o proprietário adquira o pacote AMG Drivers Package.
Para chegar nesses números, o motor já utilizado em outros modelos foi otimizado, com novas válvulas de admissão e escape. A lista de modificações inclui também novos anéis de pistão, reprogramação da injeção eletrônica e sistema de compressor elétrico dando suporte ao turbo.
No design, o AMG CLE 53 4Matic+ Coupé exibe grade frontal com barras verticais, com destaque para a logo da Mercedes ao centro. As caixas de roda e o para-choque ficaram mais largos e ganharam detalhes em preto brilhante nas extremidades.
O acabamento escurecido é o mesmo dos spoilers dianteiros, das tomadas de ar nos para-lamas dianteiros e também dos traseiros. Os faróis de LED mantêm a pegada sombria com a adoção de "máscaras".
A traseira tem um pequeno aerofólio embutido na tampa do porta-malas. As lanternas tiveram um rearranjo dos LEDs e agregam uma peça em plástico que conecta as duas extremidades. Enquanto isso, o para-choque traseiro repete a proposta do dianteiro com mais detalhes em preto brilhante.
O escape do CLE AMG 53 é formado por quatro ponteiras, sendo duas em cada extremidade. As rodas do cupê têm 19 polegadas, mas podem ser de 20 polegadas com um dos pacotes ofertados, tendo as duas alternativas o mesmo acabamento em preto.
O tom das rodas contrasta bem com as pinças vermelhas dos freios a disco, que têm 370 m de diâmetro na dianteira e 360 mm na traseira. A suspensão do Mercedes fuçado é a AMG Ride Control, projetada para proporcionar grande agilidade, mas sem interferir no conforto.
Por dentro, o cupê tem o volante padrão da linha AMG Performance, com acabamento em couro e Alcântara. O painel tem detalhes em fibra de carbono, costuras em vermelho e couro. Os bancos podem ter uma mescla entre fibra, Alcântara e couro Napa, sempre com detalhes em vermelho.
As telas estão presentes na cabine, tanto no computador de bordo com 12,3 polegadas, quanto na central multimídia de 11,9 polegadas instalada no centro do console. Há ainda outras duas pequenas telinhas, dedicadas aos comandos de tração e do modo esportivo.
A Mercedes ainda não divulgou os preços do esportivo, mas a expectativa é que sejam confirmados no início do próximo ano. O lançamento para a Europa está previsto ainda para o primeiro trimestre, sem data confirmada. A chegada por aqui ainda não tem previsão.