Pode acreditar: o carro que você nas fotos desta reportagem é o novo JAC J5, que no mercado oriental é chamado de A5. Com design surpreendente - assinado por Daniele Gaglione, chefe do Centro Italiano de Design da JAC e que antes era líder dessa área na Alfa Romeo -, ele foi apresentado de forma oficial no começo desta semana no Salão de Chengdu, na China.
Maior que a geração anterior (ele tem 4,76 metros de comprimento, 2,76 m de entre-eixos, 1,82 m de largura e 1,50 m de altura - ou seja, um pouco mais esticado que um Toyota Corolla), o novo J5 ainda não tem planos de desembarcar no Brasil - neste ponto, temos que considerar a recém-investida da JAC do Brasil em uma linha de carros elétricos e que há alguns anos a empresa prefere apostar em SUVs, portanto o sedã talvez seja carta fora do baralho em nosso mercado.
Ainda no quesito visual, o interior (que traz uma tela vertical no painel central, assim como o elétrico Caoa Chery Arrizo 5e) foi desenhado por Giancarlo Concilio, ex-chefe de design interior da Lancia e Maserati. O quadro de instrumentos também é inteiro digital. Podemos concluir, afinal, que o novo carro chinês é praticamente inteiro europeu...
Por baixo, o conjunto mecânico é formada por um motor 1.5 turbo de 150 cv que traz tecnologia híbrida (nos moldes de híbridos-leves, com 48V) que pode ser conectado a uma caixa de câmbio manual de seis marchas ou automática do tipo CVT.
Achou os números parecidos com o de motores da Volks? Não é coincidência: segundo a JAC chinesa, o novo J5 vai aumentar o nível de tecnologia mecânica de todos os próximos frutos da parceria. Essa nova "geração" de veículos vem sendo chamada de JAC 3.0 no mercado asiático.
Ao receber você aceita e concorda com o uso de seus dados para receber comunicações e outras finalidades descritas na nossa politica de privacidade