A Daimler revelou nesta quarta (21) o Mercedes-AMG C 63 S, versão híbrida plug-in e superesportiva feita sobre a base do sedã médio da marca alemã. O carro tem tecnologias da Fórmula 1 - e chega até com uma configuração de carroceria perua, para delírio dos apaixonados por carros.
Chamado de Mercedes-AMG C 63 S E Performance, o carro vem com dois motores: um elétrico e um 2.0 turbo de quatro cilindros, que juntos totalizam 680 cv - são incríveis 476 cv do motor a combustão, posicionado na frente, e mais 204 cv oriundos do propulsor elétrico, que fica no eixo traseiro.
A tração é integral e o câmbio é automático de nove marchas. Com torque colossal de 104 kgf.m, acelera de zero a 100 km/h em 3,4 segundos e pode rodar 11 quilômetros no modo puramente elétrico e chegar a 130 km/h sem gastar combustível - são 250 km/h de máxima com os dois motores.
Visualmente o carro é diferente de um Mercedes-Benz Classe C convencional, até porque carrega linhas mais musculosas no desenho, feitas justamente para endossar a pegada mais forte que essa versão quer ser.
Por baixo, as rodas são de 19 polegadas, mas há um conjunto de aro 20" como opcional.
Tecnicamente, ele é 5 cm mais comprido, 8,3 cm mais largo (por conta das bitolas maiores) e tem espaço interno 1 cm maior - um Classe C atual tem 4,75 m de comprimento, 1,82 m de largura e 2,86 m de entre-eixos.
Na frente, há uma saída de ar nova no capô e o emblema redondo e estrelado da Mercedes foi trocado por uma coroa de louros - que o caro leitor pode conferir na galeria de imagens abaixo.
No interior, os bancos esportivos das fotos são opcionais e oferecidos em várias opções de cores de estofamento, incluindo couro, camurça de microfibra e costura contrastante.
Segundo a Daimler, dona da Mercedes-Benz, o novo C 63 S E Performance usa o sistema híbrido plug-in com tecnologia oriunda da Fórmula 1. O carro é tão inteligente que o motor elétrico usa uma transmissão própria de duas velocidades, que muda de marcha a 140 km/h.
Desse modo, o propulsor que não bebe gasolina tem ainda um diferencial de deslizamento limitado, que é controlado eletronicamente. Consequentemente, apesar da tração nas quatro rodas, toda a força do conjunto pode ser enviada para as rodas traseiras ou para as dianteiras.
Como na F1, o suporte elétrico do turbocompressor de gases de escape corta o lag do motor térmico, enquanto ao mesmo tempo o acionamento elétrico empurra com força a partir de uma paralisação. É por isso que o sedã chega a 100 km/h tão rapidamente quanto um supercarro com motor V8 ou superior.
Segundo a Mercedes, o motor elétrico e a bateria de alto desempenho de 400 Volts foram desenvolvidos com exclusividade pela AMG.