A divisão AMG da Mercedes-Benz deu mais um passo no caminho da eletrificação dos seus modelos ao apresentar uma versão híbrida da série GT. Chamado de Mercedes-AMG GT 43 Coupé, o modelo abandonou o tradicional motorzão V8 das versões esportivas da marca .
Agora, o GT usa um motor térmico com quatro cilindros, 2.0 litros e turbinado combinado a um sistema híbrido-leve de 48 Volts. O motor a combustão, sozinho, rende 422 cv. Mas a potência combinada total - junto com o elétrico - é de 435 cv.
É a mesma tecnologia desenvolvida pela equipe Mercedes de Fórmula 1, que já foi usada em outros modelos da marca alemã, como no novo Classe A e também nos SUVs da linha GLC.
É claro que a mudança do motor de oito cilindros em V pelo sistema híbrido deve provocar algumas torcidas de nariz, mas o sistema prova seu valor no desempenho. O AMG GT 43 Coupé, cuja transmissão é automatizada de dupla embreagem com nove marchas, acelera de zero a 100 km/h em 4,6 segundos. Já a velocidade máxima é de 280 km/h.
Para fins de comparação, o novo AMG GT só é 0,1 segundo mais lento que o Porsche 911 Carrera T. O rival conterrâneo também supera por pouco na máxima: 291 km/h. Ainda na parte mecânica, a tração do GT modelo é traseira e as suspensões são adaptativas, com amortecimento ajustável.
O design do modelo tem visual mais elegante, se comparado às demais versões da linha GT. Nesse sentido, a grade ficou menor, o para-choque dianteiro tem uma tomada de ar maior e o aerofólio traseiro foi trocado por spoiler. Por fim, as ponteiras de escape são redondas.
Na cabine, o modelo tem visual bem parecido com o de outros modelos da linha AMG, com o painel em dois níveis, sendo a parte de cima em um tom e a debaixo em outro. As saídas do ar-condicionado são circulares e o console se conecta com uma grande tela multimídia.
À frente do motorista, o cluster tem 12,3 polegadas. Os bancos são do tipo esportivo, com encosto inteiriço, e têm acabamentos cromados e ajustes elétricos.
Embora o modelo tenha sido lançado oficialmente, a Mercedes ainda não definiu quando será o início das vendas e o seu preço base. A expectativa é que o novo AMG GT 43 Coupé custe algo na casa dos 130 mil euros (cerca de R$ 709 mil, em conversão direta).
Vídeo relacionado