O sedã de luxo mais "popular" da Mercedes-Benz acaba de ser lançado oficialmente no Brasil em nova fase. A sexta geração do Classe C foi apresentada com roupagem AMG Line, conjunto híbrido leve e preço a partir de R$ 349.900 na variante de entrada C 200. A topo de linha C 300 já tinha entrado em pré-venda por R$ R$ 399.990.
O sedã ganhou aspecto futurista nesta nova geração. Na frente, linhas mais esculpidas, especialmente no capô e no para-choque. Para o Brasil, as duas versões do Mercedes Classe C terão acabamento AMG Line, com grade com nichos cromados e a estrela de três pontas ao centro.
A grade, por sinal, maior e mais baixa, se destaca um pouco à frente dos faróis angulosos, o que empresta um porte robusto e uma cara "malvada" ao mesmo tempo. Nas laterais, a saliência reta na altura das portas e a linha de cintura em cunha reforçam o arrojo.
As rodas, com aros de 18" e 19", têm desenhos com funções de auxílio aerodinâmico, segundo a marca. Por falar nisso, mesmo com dimensões maiores - 4,75 metros de comprimento e 2,86 m de entre-eixos -, o Classe C, ainda de acordo com a Mercedes, manteve o coeficiente de arrasto aerodinâmico de Cx 0,24.
Na traseira, lanternas bipartidas (pela primeira vez na história do sedã) ao estilo "asas" e o contorno da tampa do porta-malas em um leve arco. Chamam a atenção o escapamento duplo embutido e as saídas de ar nas pontas.
Na paleta de cores, são 12 opções, que incluem as novas azul spectral, prata de high tech e branco brilhante. O C 300 AMG Line ainda tem direito ao vermelho hyacinth metálico, branco opalite brilhante e cinza selenita magno (fosco).
Dentro, o novo Mercedes Classe C adota bancos esportivos com encostos de cabeça "modernosos", fixados no encosto e com um acabamento "selado" - sob a qual se encontra o mecanismo de ajuste. O conceito de telas permanece, com o quadro de instrumentos eletrônico personalizável destacado do painel e a central multimídia MBUX com display LCD "flutuante"
O tablier é dividido em duas seções: uma superior em forma de asa e com novas saídas de ar redondas e achatadas, que lembram turbinas de avião; outra inferior, com o painel e a tela central ligeiramente inclinados em seis graus em direção ao motorista.
O novo Mercedes Classe C é equipado com motores turbo a gasolina de quatro cilindros, auxiliados por um pequeno motor elétrico de 48V no sistema conhecido como híbrido leve. Esse propulsor funciona como um gerador de partida integrado para ajudar o conjunto em baixas rotações e economizar combustível.
Ambas as versões trabalham com o câmbio automático de nove marchas. No C 200 AMG Line, o 1.5 turbo entrega 204 cv de potência, 30,6 kgf.m a 1.800 rpm e promete 0 a 100 km/h em 7,3 segundos. No C 300 AMG Line, o 2.0 gera 258 cv, 40,8 kgf.m a partir de 2.000 rpm e 0-100 km/h em 6 segundos cravados, conforme dados da Mercedes.
A suspensão do Classe C 200 é totalmente nova. Ganhou novo eixo de quatro braços na frente e um jogo independente multibraço na traseira. Segundo a marca alemã, a nova geometria promete baixo nível de ruído e melhoria dinâmica na direção.
Além do recheio de alto nível que se espera em um Mercedes, o Classe C vem com os esperados itens de auxílio ao motorista, que na marca é batizado de Distronic e tem várias funções com nomes pomposos. O Active Distance Assist é o controle de cruzeiro adaptativo, que mantém a distância dos veículos à frente, mas que agora detecta veículos parados na estrada em velocidades de até 100 km/h (antes, o limite era 60 km/h).
Já o sistema de estacionamento semi-autônomo foi aprimorado e integrado à central MBUX. Há ainda frenagem de emergência com detecção de pedestres, assistente ativo de manutenção de faixa e sensor de ponto cego.