Novo Mercedes Classe C conversa com a sua casa

Marca alemã lança nova geração do seu sedã mais famoso, que cresceu e evoluiu em tecnologia e luxo

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Novo Mercedes Classe C conversa com a sua casa
Fernando Miragaya
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Depois de imagens vazadas nas redes sociais, a Mercedes-Benz apresenta globalmente a nova geração do seu sedã mais vendido no mundo: o Classe C. O novo Mercedes Classe C usa plataforma inédita, está maior e ficou ainda mais sofisticado e tecnológico, inclusive com uma função que comanda a sua residência.

Mercedes Benz C Klasse, 2021 Mercedes Benz C Class, 2021
Novo Mercedes Classe C foi beber na fonte de outros modelos da marca alemã
Crédito: Divulgação
toggle button

Feito sobre a plataforma MRA (Modular Rear Architecture), desenvolvida pela Daimler para veículos com tração traseira ou integral, o novo Mercedes Classe C ganhou 6 cm no comprimento e 2 cm no entre-eixos. Agora, o sedã médio totaliza, respectivamente, 4,75 metros e 2,86 m nessas medidas. A largura aumentou só 1 cm (1,82 m) e a altura se manteve em 1,44 m.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

No desenho, o novo Mercedes Classe C buscou inspiração em outros modelos da marca. Em especial nas linhas E e S, mas com pitadas do Classe A também. O modelo adota grade mais pontuda e destacada dos faróis, que ficaram angulosos. O capô comprido tem caimento bastante elegante.

As linhas limpas das laterais só são quebradas por dois vincos. As rodas são novas, com aros de 17" a 19", conforme a versão. Visto de traseira, o sedã tem contorno abaulado nas extremidades e lanternas em forma de asa. A aparência de robustez faz o novo Mercedes Classe C parecer mais largo do que realmente é.

Carro promete mais tecnologia e conforto nesta nova geração
Crédito: Divulgação
toggle button

Na cabine, o quadro de instrumentos eletrônico e configurável tem versões de 10,2" ou 12,3". Há, ainda, opções de efeitos 3D neste painel e head-up display com função de realidade aumentada e projeções do navegador.

Outra tela que salta aos olhos é a da nova central multimídia. O display disposto na vertical mais lembra um tablet, pode ter tamanhos de 9,5" ou 12" e fica em uma posição inclinada, que acompanha o desenho de parte do painel frontal.

Oi, casa!

Tela na vertical e inclinada é um dos destaques do novo Mercedes Classe C
Crédito: Divulgação
toggle button

O multimídia se mantém o MBUX de outros modelos da Mercedes. Mas esta nova geração do sistema permite ao motorista se comunicar com funções da residência. É possível, de dentro do carro e antes de chegar em casa, ligar e regular aparelhos, desde o ar-condicionado e persianas das janelas, até iluminação e eletro portáteis.

Também é possível, por meio de sensores de presença instalados na residência, saber se há intrusos na casa. Obviamente, a habitação deve estar equipada com a tecnologia e o dono tem de ter dispositivos compatíveis, como o Smart Things, da Samsung.

Motores

Linha terá motores turbinados e conjuntos híbridos
Crédito: Divulgação
toggle button

O novo Mercedes Classe C terá toda a linha com motor turbo e sistema híbrido-leve, o EQ Boost, com um pequeno propulsor de 48 volts que faz as vezes de gerador para determinadas situações do veículo, como acelerações e velocidades de cruzeiro.

As versões C180 e C200 do sedã usarão o 1.5, com potências de respectivas 170 cv e 204 cv. O C300 traz a cereja do bolo: o novo motor turbo, de quatro cilindros, 2.0 e com 258 cv. Os câmbios são sempre o automático de nove marchas. O sistema de tração 4Matic garante a distribuição nas quatro rodas. Na Europa há ainda uma gama de opções a diesel.

Classe C ficou maior no comprimento e no entre-eixos
Crédito: Divulgação
toggle button

A linha desta nova geração do Classe C também tem direito, obviamente, a uma versão híbrida plug-in. Esta usa o 2.0 turbo a gasolina com um motor elétrico e entrega potência combinada de 313 cv e torque máximo de 56 kgf.m. Só no modo elétrico, segundo a Mercedes, o modelo pode alcançar 140 km/h de velocidade e autonomia de 100 km.

O eixo traseiro auto-esterçante é outro destaque mecânico do novo Mercedes Classe C. Em velocidades acima de 60 km/h, as rodas traseiras giram até 2,5 graus na mesma direção que as dianteiras. Em manobras ou velocidades abaixo disso, o movimento é o inverso do eixo dianteiro - entenda como funciona o sistema.

Quando vem para o Brasil?

Esta nova geração do sedã médio da marca alemã será importada para o Brasil no ano que vem
Crédito: Divulgação
toggle button

O Classe C era um dos carros feito pela Mercedes na fábrica de Iracemápolis (SP), fechada em 2020. Esta nova geração do sedã será importada e deve chegar por aqui entre o fim deste ano e o primeiro trimestre de 2022. O modelo virá em versões C200, C300 e híbrida, inicialmente.

Comentários
Wid badge