A Mercedes-Benz apresenta a versão nervosa da nova geração do seu menor SUV. O GLA 45 4Matic+ desenvolvido pela AMG chega mais potente e ainda mais preparado e tecnológico.
O novo Mercedes GLA 45 4Matic+ usa motor 2.0, que, segundo o fabricante. é o turbo de quatro cilindros mais potente do pedaço. Com injeção direta dupla, o propulsor tem duas variantes: a de entrada gera 387 cv, enquanto a mais arisca - na configuração S - gera 421 cv - 40 cv a mais em relação à geração anterior.
O câmbio é o automatizado de dupla embreagem AMG Speedshift DCT, de oito marchas. Já a tração AMG Performance 4Matic+ promete distribuir o torque de mais de 48 e 50 kgf.m - este na versão mais potente - entre os eixos dianteiro e traseiro de forma seletiva e conforme a necessidade.
O novo conjunto mecânico do SUV é produzido em uma linha de montagem da AMG com slogan pomposo: "Um homem, um motor". Marketing à parte, o fato é que, segundo a Mercedes, o GLA 45 S 4Matic+ requer 4,3 segundos para atingir os 100 km/h, enquanto o modelo básico leva 4,4 s.
A máxima do modelo "básico" do Mercedes-AMG GLA 45 é limitada eletronicamente a 250 km / h. Já a versão S pode sair da fábrica com uma velocidade final de 270 km / h.
Entre os modos de condução, o GLA 45 4Matic+, há controle de largada e opções Comfort e Economy, além de Sport, Professional e personalizável. As configurações atuam na direção, motor, transmissão e também nos amortecedores com ajustes eletrônicos.
O novo Mercedes GLA já foi flagrado no Brasil, será fabricado em Iracemápolis (SP) e deve ser lançado no segundo semestre. Já as versões AMG estreiam agora no mercado europeu e devem ser exportadas para o Brasil até o fim do ano. Ainda não há preços definidos.