Dias depois de celebrar lucro recorde no seu primeiro ano de operações após a fusão das marcas da Fiat Chrysler Automóveis (FCA) e da PSA Peugeot Citroën, a Stellantis apresentou nesta terça-feira (01/03) o Dare Forward 2030, plano estratégico para a próxima década no qual a empresa se compromete a liderar a luta contra as mudanças climáticas, e atingir o nível de emissões zero de carbono até 2038. E uma das novidades é o primeiro Jeep elétrico, que chega já no próximo ano.
Com foco na oferta de novas soluções de mobilidade mais limpas, seguras e acessíveis, a Stellantis prevê uma redução de 50% nas emissões de carbono já em 2030. Para isso, a companhia traça o plano para que 100% de suas vendas na Europa e 50% nos Estados Unidos sejam de automóveis e comerciais leves elétricos até o final da década.
A empresa planeja liderar a indústria com mais de 75 modelos elétricos e atingir vendas globais anuais de 5 milhões de veículos movidos a bateria até 2030. A Stellantis projeta que as suas receitas de carros novos nos segmentos premium e de luxo devem quadruplicar nos próximos anos.
“O Dare Forward 2030 (imagem abaixo) nos inspira a ser muito mais do que jamais fomos. Estamos expandindo nossa visão, rompendo os limites e adotando uma nova mentalidade, que busca transformar todas os aspectos da mobilidade para a melhoria de nossas famílias, comunidades e sociedades em que atuamos”, disse Carlos Tavares, CEO da Stellantis.
Entre os veículos elétricos que a Stellantis pretende lançar nos próximos anos está o primeiro Jeep movido apenas a bateria, que será lançado primeiramente na Europa no início do ano que vem. Detalhes do modelo não foram revelados, mas as imagens divulgadas indicam que será um SUV compacto com porte semelhante ao do Renegade.
Para o final de 2023 está previsto o furgão elétrico RAM ProMaster BEV, seguido pela RAM 1500 BEV, que será lançada no começo de 2024. A picape do grupo Stellantis será rival direta da Ford F-150 Lightning, lançada nos Estados Unidos em 2021, e da variante elétrica da Chevrolet Silverado, revelada recentemente.
Conforme anunciado no ano passado, a RAM 1500 BEV manterá a arquitetura de chassi de longarinas de aço, porém, desenvolvida para baterias e motores elétricos e combinada a uma carroceria com desenho futurista. O teaser divulgado pela marca mostra uma picape com aerodinâmica aprimorada, para melhorar a eficiência.
A bateria terá cerca de 805 quilômetros de autonomia, com recarga rápida de 150 kW. Tecnologias de condução semiautônoma também estão previstas para a picape elétrica.
A ofensiva de produtos específicos para o mercado norte-americano prevê 25 veículos elétricos inéditos, como novos modelos Jeep e Chrysler, além de esportivos Dodge e os já citados RAM 1500 BEV e RAM ProMaster BEV.