Range Rover Sport: tecnologia e versão híbrida

SUV da Land Rover foi anunciado para Europa e EUA com sete versões de motorização. Modelo chega por aqui no ano que vem

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Range Rover Sport: tecnologia e versão híbrida
Lucas Cardoso
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

A Land Rover lançou oficialmente o novo Range Rover Sport 2023. Com visual atualizado, mais tecnologias embarcadas e uma versão híbrida, o SUV ganha força para combater rivais no segmento de luxo. A linha foi anunciada nos Estados Unidos e deve chegar ao mercado brasileiro apenas no ano que vem.

Lá fora, a linha é vendida em quatro versões SE, Dynamic, Autobiography e First Edition. As versões têm motorização própria o que totaliza uma variedade de sete opções de motores, entre configurações a gasolina, diesel e a já citada híbrida. Essa última, aliás, deve vir para o nosso mercado.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

A motorização principal é feita pelo V6 3.0l turbo com auxílio de um sistema microhíbrido. O primeiro deles é o P360 que entrega 360 cv de potência e 50,9 kgf.m de torque. A segunda variante é o P400 com 400 cv e 56 kgf.m. As duas variantes são abastecidas com gasolina. Nessas versões, o SUV tem aceleração de 0 a 100 km/l em 5,7 segundos e 5,4 s, respectivamente.

O modelo é oferecido em quatro versões plug-in, sendo duas a gasolina e duas a diesel
Crédito: Divulgação
toggle button

Fazem parte da lista de motorização também outras duas versões híbridas plug-in a gasolina. O motor é o mesmo seis cilindros das configurações citadas anteriormente. A primeira delas é a P440e com 440 cv de potência e 63,2 kgf.m de torque, que entrega autonomia para rodar até 114 km somente com eletricidade. Nessa versão, o 0 a 100 km/h é feito em 5,5 segundos.

A 510e entrega potência de 510 cv e torque de impressionantes de 71,4 kgf.m. Nessa configuração a autonomia cai 1 km e o 0 a 100 km/h passa a ser feito em 5,2 segundos. Completam a lista de versões híbridas as duas opções a diesel: D300 com 300 cv e 66,2 kgf.m e a D350, que sobe a potência para 350 cv e alcança os 71,4 kgf.m de torque.

Para os amantes do desempenho, a Land Rover manteve a versão com motor 4,4 V8 da BMW. A variante chamada de P530 entrega impressionantes 530 cv de potência e 76,5 kgf.m de força. Os números garantem a essa versão a marca de maior torque entre os modelos da Land. A capacidade do motor o faz acelerar até atingir os 100 km/h em 4,3 segundos. Todos os conjuntos compartilham o mesmo câmbio automático ZF de oito marchas e a tração é integral nas quatro rodas.

Range Rover Sport sobre nova plataforma

Outra novidade para a linha é a nova plataforma do modelo. O novo Range Rover é montado sobre a plataforma MLA-Flex da Jaguar-Land Rover, que a marca diz entregar uma rigidez torcional 35% superior comparado à base anterior. O SUV também adota suspensão a ar adaptativa de série, roda traseira esterçante, controle de vetorização de torque e diferencial ativo eletrônico como opcional.

O visual do novo Range Rover passou por poucos ajustes. A marca parece ter optado por alterações sutis nas linhas do SUV e o modelo agora adota desenho mais horizontal. Na dianteira, grade e faróis de LED ficaram mais afilados o que deixou o visual mais clean. O para-choque dianteiro troca tomada de ar única e adota agora duas menores, com a placa posicionada ao centro.

A grade dianteira e os faróis em LED ficaram mais afilados na nova linha
Crédito: Divulgação
toggle button

Atrás, o modelo também ganha elementos mais horizontais e finos. Uma barra em preto que traz o nome Range Rover une as duas lanternas de LED. A tampa do porta-malas é praticamente reta, com apenas um vinco ao centro. Na parte inferior, defletor em preto brilhante e duplo escape. O design mais "liso" também favoreceu o comportamento aerodinâmico do modelo, que atingiu um coeficiente de 0,29. A marca é impressionante, especialmente para um SUV.

Novo visual da traseira do Range Rover Sport é mais clean e aposta no número menor de vincos
Crédito: Divulgação
toggle button

Por dentro, como era de se esperar em um Land Rover, o Range Rover Sport esbanja luxo e tecnologia. Entre os destaques, citamos a central multimídia de 13,1 polegadas curvada, o sistema de luz ambiente em LED, o painel de instrumentos digital, os bancos elétricos com 22 ajustes possíveis e função de massagem. Há ainda um sistema de filtragem de ar que, segundo a marca, é capaz de remover bactérias e vírus.

O interior da nova linha tem como destaque o multimídia de 13,1 polegadas de design curvado
Crédito: Divulgação
toggle button

Em nível de segurança, o modelo pode trazer frenagem autônoma de emergência, controle de cruzeiro adaptativo com função off-road, assistente de permanência de faixa, alerta de tráfego cruzado e câmeras 360°. Há, ainda, uma função para enchentes onde o SUV eleva a suspensão a ar no limite e fecha todas as entradas de ar, o que permite ao modelo rodar em trechos com até 90 cm de água.

Comentários