A Chery se prepara para retomar uma operação própria no Brasil. Sem desfazer a sociedade com a Caoa, o grupo chinês pretende iniciar - já a partir de 2024 - a importação de modelos das marcas Exeed, Jaecoo e Omoda.
Seguindo o padrão de segmentação das fabricantes chinesas de automóveis, cada uma dessas marcas é voltada para atender a um perfil diferente de público. Mesmo assim, as três têm em comum o posicionamento premium, com produtos mais luxuosos e sofisticados que os oferecidos pela Chery.
Segundo o site Motor1, Omoda e Jaecoo terão lojas compartilhadas, enquanto a Exeed terá uma rede própria de representantes.
A Exeed é para a Chery o que a Lexus é para a Toyota. Surgiu em 2017 com carros derivados diretamente dos produtos da "marca mãe", mas desde então começou a distanciar a sua linha de automóveis.
Um dos modelos mais recentes da Exeed é o SUV médio RX, que oferece como única opção de motorização um 2.0 turbo a gasolina, de 261 cv.
Já a Jaecoo é uma marca criada especificamente para mercados de exportação e já revelou dois SUVs de luxo de visual parrudo: o médio "7" e o grande "8". Ambos têm opção de conjuntos motrizes híbridos plug-in.
Por fim, os Omoda são modelos de luxo feitos para agradar aos que gostam de um design mais futurista.
Também criada para atender aos mercados de fora da China, tem em seu lineup o SUV C5, (que, em breve, deve ganhar também uma variação com propulsão elétrica), e também o sedã S5 (derivado do Chery Arrizo 5 Plus/GT).