Depois de confirmar a sua intenção de trazer o GR Corolla ao Brasil, a Toyota divulgou em suas redes sociais que o esportivo será lançado por aqui em 2023.
Diferente do Toyota Corolla GR-S, que traz apenas visual incrementado e suspensão recalibrada, o Toyota GR Corolla é uma máquina pensada do zero para ser um carro esportivo.
Produzido apenas na carroceria hatch e em uma fábrica dedicada em Motomachi (Japão), o GR Corolla conta com um pacote visual arrojado, que o afasta do design conservador do Corolla que conhecemos por aqui.
Além da bitola mais larga, traz um kit aerodinâmico exclusivo com direito a novos para-choques, alargadores nas caixas de rodas, para-lamas com saídas de ar funcionais e rodas de 18 polegadas.
Apesar de usar a mesma base GA-C dos Corolla comuns, o GR tem uma carroceria mais rígida obtida com o uso de pontos de solda adicionais e de um uso mais extenso de adesivo estrutura. As chapas de aço dão lugar ao alumínio no capô e portas dianteiras.
Mas o principal destaque do modelo está sob o capô: um motor 1.6 de três cilindros. Equipado com turbo e um sistema de injeção direta e indireta de combustível, desenvolve 304 cv de potência e 37,4 kgf.m de torque.
Propulsor que é combinado a um câmbio manual de seis marchas (a única opção disponível na linha) e um sistema de tração integral. Completam o conjunto uma suspensão com componentes exclusivos e freios a disco nas quatro rodas. Como opção, o comprador pode pedir ainda os diferenciais frontal e traseiro Torsen, de deslizamento limitado.
Apesar de vender essa pegada de esportivo raiz, que também é vista no interior pelos novos bancos e volante esportivo, o GR Corolla traz também um belo pacote de equipamentos.
Estão presentes itens como ar-condicionado automático, chave presencial, carregador de smartphones por indução, sistema multimídia com tela de oito polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, wi-fi- nativo e som premium JBL.
Outro destaque é o pacote eletrônico Toyota Safety Sense 3.0, com sistema de alerta de pré-colisão e frenagem autônoma, controlador adaptativo de velocidade de cruzeiro e assistente de manutenção em faixa. Além de monitor de pontos cegos e tráfego cruzado na traseira.