O novo GT2 RS, recém apresentado pela Porsche, é o 911 de produção habilitado para rodar em vias públicas mais potente da história, rendendo 700 cv com seu motor boxer de seis cilindros biturbo. Capaz de sair da imobilidade e atingir os 100 km/h em apenas 2.8 segundos, o GT2 RS atinge a velocidade máxima de 340 km/h. Lotado de componentes feitos de fibra de carbono e equipado com tração traseira, pesa apenas 1.470 kg com o tanque cheio, segundo a fabricante.
Foi com essa máquina que a Porsche obteve o recorde de automóvel produzido em série mais rápido no circuito alemão de Nürburgring, completando os 20,6 km da pista em 6:47.3 (seis minutos, 47 segundos e três décimos de segundo), pulverizando em cerca de cinco segundos a marca anterior, obtida pelo Lamborghini Huracán Performante em março deste ano, com o tempo de 6:52.01 (seis minutos, 52 segundos e um centésimo de segundo). Veja o vídeo abaixo.
Curiosamente, a Porsche está retomando o recorde que tinha sido tomado justamente pelo cupê da Lambo, que na ocasião superou o híbrido 918 Spyder no "Inferno Verde", como o circuito alemão é conhecido, superando a marca de seis minutos e 57 segundos cravados, anotada em 2013.
Com o novo tempo, o 911 GT2 RS 2018 só não é mais rápido em Nürburgring que o elétrico NextEV Nio EP9 (6:45.90) e o Radical SR8LM, dois superesportivos com fabricação extremamente limitada, quase artesanal.
O 911 de 700 cv foi recentemente flagrado em testes na pista germânica, indicando que a Porsche estava mesmo em busca de trazer o recorde de volta para a montadora de Stuttgart - na verdade, foram utilizadas duas unidades do cupê de motor traseiro, ambas com vistosa pintura amarela e faixas pretas cortando a carroceria.
A volta que estabeleceu o novo recorde foi atingida no último dia 20 de setembro, com o piloto Nick Tandy ao volante. Agora, é o GT2 RS o carro a ser desafiado!
O WM1 viu o Porsche 911 GT2 RS de perto no Salão de Frankfurt. Confira mais sobre o carro no vídeo: