A nova linha do Volkswagen Virtus recebeu cinco estrelas nos testes de colisão do Latin NCAP. Lançado em fevereiro último, o sedã se junta à dupla Nivus e Taos como modelo da marca alemã com melhor nível de segurança para adultos, crianças e pedestres.
O modelo produzido em São Bernardo do Campo (SP) e exportado para países da América do Sul teve nível de proteção considerado bom em praticamente todas as situações avaliadas.
Para adultos, foram feitos os padrões testes de impacto frontal, lateral de barreira e traseiro, onde o modelo obteve todos os resultados entre bom e regular. Nesses ensaios, a colisão contra os obstáculos é feita a uma velocidade de 50 km/h e 60 km/h.
Já na colisão lateral com poste, onde o carro é arremessado a 29 km/h contra a estrutura metálica, a área do tronco do motorista indicou proteção fraca. Ainda assim, o Virtus conquistou 92% da pontuação possível.
A mesma pontuação foi atribuída na proteção para crianças (92%), com nota máxima nos testes dinâmicos, de instalação de cadeirinha, e boa no quesito de avaliação do veículo. O três volumes também obteve cinco estrelas na proteção para pedestres e em sistemas de assistência à segurança.
Vale lembrar que o sedã tem uma lista caprichada de itens de série que o levaram a conseguir tal resultado. O Virtus nacional oferece já de série seis airbags (frontais, laterais e de cortina), isofix, controle eletrônico de estabilidade, tração e assistente de partida em rampa, controle de cruzeiro adaptativo (ACC), frenagem autônoma de emergência e conjunto de iluminação Full-LED.
O Volkswagen Virtus é vendido em cinco versões: TSI (manual); TSI (automático); Comfortline; Highline; e Exclusive. Dois motores estão à disposição do sedã. O 1.0 TSI (turbo) de três cilindros, flex e injeção direta de combustível, que entrega 116 cv (etanol) / 109 cv (gasolina) de potência máxima, e 16,8 kgf.m (e / g)de torque. E também o 1.4 TSI de quatro cilindros, flex e injeção direta de combustível, que gera 150 cv (e / g) e 25,5 kgf.m (e / g). Para o motor 1.0 TSI, câmbios manual de 5 marchas e automático de 6 estão à disposição. Já para o 1.4 TSI apenas o automático pode ser escolhido pelo cliente na hora da compra. Os preços parte de R$ 104.390 a R$ 147.790.