A Mercedes-Benz levou para Salão de Xangai (China) o Concept A Sedan, que antecipa o design da nova geração de compactos de tração dianteira da marca alemã, aí incluindo o hatch Classe A, o SUV GLA e o sedã CLA, mais a minivan Classe B. Trata-se de uma futura leva de produtos, que deverá incluir inéditos cupê e conversível, baseada na nova plataforma modular MFA2.
Visualmente, o conceito exibido no salão chinês lembra o CLA, porém com mais jeito de sedã, exibindo coluna traseira mais vertical e os três volumes bem definidos, em vez de adotar o meio-termo entre sedã e cupê que hoje caracteriza o CLA. Como em protótipos recentes da Mercedes, o Concept A Sedan traz faróis mais estreitos, no caso com formato triangular, e grade com barras cromadas verticais com o emblema da estrela de três pontas centralizado.
Quanto às dimensões, o conceito é cerca de 7 cm mais curto que o CLA, enquanto ganha na largura (mais 9 cm). Quanto à altura, a carroceria do protótipo exibido em Xangai é 3 cm mais baixa. Tudo indica que a nova geração vai trazer mais espaço interno, especialmente para os ombros, mesmo ganhando um estilo ainda mais esportivo que o atual.
Para completar o estilo mais radical, característico de conceitos, o protótipo conta com rodas de liga leve de 20 polegadas e os faróis têm uma coloração violeta, cuja tonalidade varia de acordo com a luz do dia.
A família de compactos com tração dianteira é fundamental para os planos de expansão da Mercedes-Benz no mundo. Desde 2012, quando lançou a atual geração do Classe A, que deixou de ser minivan e virou hatch, a montadora ampliou suas vendas em mais de 2 milhões de unidades.