Picape Toyota Tundra no Brasil? Entenda

Marca japonesa registra patentes da nova geração da picapona no INPI. Por aqui, modelo brigaria com RAM e Ford F-150

  1. Home
  2. Segredos
  3. Picape Toyota Tundra no Brasil? Entenda
Redação WM1
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

A movimentação de algumas marcas em relação ao restrito segmento de picapes grandes no Brasil chamou a atenção da Toyota. O fabricante japonês registrou as patentes da nova geração da Tundra no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), conforme você confere nas imagens desta nota.

Nova Toyota Tundra No Brasil Registro No Inpi C
Patentes da nova picape Toyota Tundra foram registradas no Brasil
Crédito: Reprodução
toggle button

Mas isso é garantia da Toyota Tundra no Brasil? Infelizmente, não. As marcas automotivas costumam fazer tais registros de patentes por diversas razões. Primeiro, para proteger seus produtos de possíveis cópias, de partes da carroceria ou mesmo de componentes mecânicos. Mas, claro, também serve para dar uma bela adiantada no processo de homologação, caso queira trazer, vender ou mesmo produzir o modelo por aqui.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

No Brasil, a picape Toyota Tundra brigaria na categoria de modelos grandes, que foi ressuscitada pela RAM com as 2500 e 1500 nos últimos anos. Para 2022, a Ford também vai importar a F-150 e a General Motors estuda trazer a Chevrolet Silverado.

Esta nova Tundra foi lançada nos Estados Unidos em setembro. O modelo tem configurações com comprimentos que vão de 5,90 a 6,40 metros, e com entre-eixos entre 3,68 m e 4,16 m, e usa a plataforma global TNGA-F, que serve de base para os nossos Corolla e Corolla Cross, mas que é adaptada para utilitários e comerciais leves com tração 4x4 e com chassis feitos sobre longarinas.

Apesar das dimensões, Toyota Tundra oferece capacidade de carga menor que os concorrentes
Crédito: Reprodução
toggle button

Nas capacidades, a Tundra é menos valente que suas rivais. A Toyota tem carga útil de 880 kg e capacidade de reboque de 5.444 kg. Para comparar, vamos aos dados da F-150, a Ford leva até 1.474 kg e consegue puxar até 6.350 kg.

Não há qualquer movimentação da Toyota, neste momento, para lançar a nova Tundra no Brasil. Trata-se de uma categoria de alto valor agregado, mas que demanda investimento em logística e também preparo da rede de revendas. Fora o preço. Nos EUA, a picapona custa entre US$ 38 mil e US$ 60 mil - entre R$ 215 mil e R$ 340 mil em, conversão direta (cotação de 16/12).

Mas, também, a picape Toyota Tundra ser trazida ao Brasil não é algo impossível. A marca tem o expertise da Hilux, a média mais vendida do país e, de acordo com o comportamento das vendas destes propensos rivais, pode ser que a montadora  japonesa queira tirar uma casquinha. O registro no INPI está garantido.

A nova geração da Toyota Tundra em versão Limited nos EUA
Crédito: Reprodução
toggle button
Comentários