A Toyota já prepara um tapa no visual do Yaris. Lançado em 2018, o hatch e o sedã compactos da marca japonesa ganharão aquele famoso face-lift de meia-vida, cujas patentes já foram registradas no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial). Contudo, segundo fontes, o novo Yaris deve ficar para o início de 2022, já como linha 2023.
A reestilização vai ser basicamente na dianteira. O novo para-choque trará uma generosa entrada de ar trapezoidal. Grade e faróis também serão remodelados, assim como o acabamento das luzes de neblina, que serão verticais. Um estilo geral que remete ao Corolla e ao futuro Corolla Cross, que chegará dia 11 de março conforme WM1 noticiou.
Por dentro, são esperadas mudanças no revestimento de bancos e painéis. No conjunto mecânico, nada muda. O modelo manterá o motor 1.5 16V com câmbio CVT de sete marchas virtuais - a gama abandonou as versões com caixa manual. Não se sabe se a opção 1.3 16V de entrada continuará em linha no hatch - o sedã, por exemplo, só tem o propulsor "maior".
Atualmente, a família Yaris já está na linha 2022 e é vendida em nove versões, entre configurações hatch e sedã. Os preços vão de R$ 76.990 a R$ 97.390.
O novo Yaris quer dar um gás à linha compacta. Juntas, as duas carrocerias emplacaram quase 38 mil unidades em 2020. Na Ásia, o modelo ganhou uma nova geração em 2020, com plataforma diferente e entre-eixos maior, mas não há qualquer previsão de que este modelo será feito aqui.
Isso porque a Toyota estaria mais interessada em investir em dois SUVs compactos: um deles baseado justamente no novo Yaris asiático, para ficar abaixo do Corolla Cross. Esse jipinho atuaria no segmento de utilitários compactos e concorreria com Jeep Renegade, Nissan Kicks (que mudará agora em fevereiro), Hyundai Creta, VW Nivus e o futuro crossover do Argo, entre outros.