Informação quente obtida pela equipe do WM1 afirma que a Toyota estuda, há algum tempo, a ideia de importar a picape Tundra para nosso país.
A movimentação aumentou ainda mais este ano, quando a Ford passou a trazer oficialmente a F-150 e a Chevrolet anunciou que também irá trazer a Silverado - esta, prevista para o final do ano.
Híbrida, a Tundra chegaria para fazer frente a esses modelos - bem como a todas as RAM atualmente importadas para cá. A picapona viria importada dos Estados Unidos, já que é fabricada no estado do Texas.
A nova geração da picape - a terceira em sua história, que começou em 1999 - foi lançada em 2021 e há alguns meses entrou de forma oficial nos planos da Toyota da Argentina, onde estreia em 2024.
O caminho está feito. De forma prática, é só unir o útil ao agradável. Até registros da nova Tundra no INPI já foram feitos pela Toyota do Brasil, conforme noticiado pelo WM1 em 2021.
Apesar disso, a filial nacional da marca japonesa não confirma a importação ou os planos de vendas do modelo. A outras publicações, disse que "não há intenção de vender a Tundra por aqui". Será?
Lá fora, a picape tem configurações com comprimentos que vão de 5,90 m a 6,40 m, e com entre-eixos entre 3,68 m e 4,16 m. A plataforma é a TNGA-F, que serve de base para Corolla e Corolla Cross, embora adaptada para utilitários e comerciais leves e com chassis sobre longarinas.
Talvez por isso a Tundra tenha capacidades inferiores às das rivais. A Toyota tem carga útil de 880 quilos e capacidade de reboque de 5.444 quilos - a Ford F-150, por exemplo, leva até 1.474 quilos e consegue puxar até 6.350 quilos.
Na versão híbrida, que faria mais sentido ao nosso mercado até pelo que a concorrência oferece, A Tundra usa motor V6 3.4 turbo a gasolina de 443 cv e 80,6 kgf.m de torque.
Mas também há uma variante com conjunto V6 3.5 biturbo de 394 cv e 66,2 kgf.m - nas duas, o câmbio é automático de dez marchas e a tração é 4x4.
Apesar de os dados mecânicos serem inferiores ao das rivais, há diversos pontos que jogam a favor.
A Toyota por exemplo tem o expertise de ter a Hilux em seu line-up - a picape média mais vendida do Brasil há anos, com uma cartela gigante de clientes.
Além disso, teria boa margem de vantagem frente à RAM pela maior quantidade de concessionárias, e nesse sentido até mesmo sobre a Ford. Nesse aspecto, só perderia em número para a Chevrolet.