O carro que muita gente chamava de "novo Gol" apareceu pela primeira vez - ainda em formato de teaser, embora com estrutura definida. Ainda sem nome, ele foi apresentado nesta quarta-feira (11) no Rock in Rio - evento musical que a marca patrocina.
A Volks mostrou parte de suas linhas e confirmou: ele chega em 2025 e promete projeto inovador, que irá "inaugurar um segmento inédito" para a empresa no país. Ainda não há nome, mas "Gol", segundo fontes ligadas à empresa, está cada vez mais distante. O nome mais provável, hoje, é Taira.
O carro será mais um modelo da ofensiva de 16 produtos até 2028 e chegará para reforçar a família de SUVs da Volks, formada hoje por T‑Cross, Nivus, Taos e Tiguan.
"O Rock in Rio é o local certo para celebrarmos ícones. Hoje é dia de darmos início à revelação de um novo ícone pop da Volkswagen, que ganhará as ruas do Brasil e do mundo em breve. Um carro 100% desenvolvido e produzido no país, que nasce para ser um marco histórico nesse verdadeiro caso de amor entre a Volkswagen e os brasileiros", antecipa Ciro Possobom, CEO da Volkswagen do Brasil.
O protótipo não foi "mostrado". O teaser, na verdade, tem intenção de exibir apenas detalhes do SUV. Além da camuflagem especial, ele está envolto por uma redoma de LED que dificulta a visualização.
Neste primeiro momento, portanto, o público conhecerá a assinatura dos faróis, lanternas e a silhueta lateral. A ideia é revelar o carro, pouco a pouco, até seu lançamento.
Ainda um mistério, o nome do lançamento será parte do espaço dedicado ao carro no festival de música. A ideia da marca é que o público tente descobrir como o carro se chamará.
Para isso, a Volks dará a chance aos visitantes do espaço de escolher palavras com três ou cinco letras usando um totem. A brincadeira, segundo a montadora, não é acertar, mas sim interagir com as possibilidades.
Os perfis da VW nas redes sociais serão palco da campanha para que o público libere a criatividade e façam suas adivinhações de nomes para o SUV. Vale qualquer sugestão. Participar é fácil: basta acompanhar as postagens sobre a campanha nas redes oficiais da Volks e incluir comentário com a sugestão de nome, com até cinco letras.
Com ajuda de IA (Inteligência Artificial), a Volkswagen promete transformar alguns nomes sugeridos em animações e marcar o autor.
A marca também leva ao festival outros modelos. O Golf GTI de oitava geração, com motor turbo 2.0 de 265 cv, é um deles. T-Cross, Amarok e o Polo Rock In Rio também têm espaços dedicados.