Volkswagen Tiguan deve retornar ao Brasil em 2023

Segunda geração do SUV de sete lugares fez muito sucesso entre 2018 e 2021 e deve voltar para combater o Jeep Commander

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André Deliberato
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O Volkswagen Tiguan deve voltar ao Brasil no ano que vem. Uma fonte ligada à marca revelou para a reportagem do WM1 que o plano era trazer o SUV de volta ainda esse ano, mas o projeto atrasou.

Consultamos a Volks, que preferiu responder oficialmente que "A VW não comenta sobre lançamentos futuros".

Vale lembrar que executivos da montadora disseram a este repórter, neste mesmo ano de 2022, que o carro "voltaria em breve com muita tecnologia e novo design".

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Por conta da demora, a empresa resolveu concentrar esforços na renovação do Volkswagen Polo e na estreia da versão de entrada Track, mostrada há alguns dias.

Tem mais: ainda este ano, a Volks deve revelar a configuração esportiva GTS do Polo 2023. Mas vamos falar sobre o Tiguan.

Volkswagen Tiguan
O VW Tiguan reestilizado tem versão híbrida lá fora. Será que chegou a hora de recebermos essa variante?
Crédito: Divulgação
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Volkswagen Tiguan vem do México

A importação do SUV de sete lugares, conhecida como variante Allspace, seguirá acontecendo do México. Até existe um Tiguan menor lá fora, mas que não faria sentido por aqui justamente pela competição que ele criaria com o Taos.

Não confunda, portanto, com os flagras da terceira geração do modelo que já começam a aparecer na Europa, onde a Volks trabalha no desenvolvimento - algo programado somente para 2024/2025.

O Tiguan que virá para cá será o reestilizado de segunda geração, ou basicamente um facelift do SUV que já era vendido por aqui, apesar do grande acréscimo de tecnologia que deve receber.

Uma das novidades, além do visual, deverá ser o sistema semi-autônomo IQ. Drive Travel Assist. O carro também deve receber central multimídia melhorada, revestimento diferenciado e novas rodas.

Já o motor deverá ser o mesmo 2.0 TSI usado pelo Jetta GLi - já recalibrado em ruídos e gases de escape para atender ao Proconve L7. Esse propulsor rende 231 cv e 35,7 kgf.m de torque, e deve ser ligado a um câmbio automatizado de sete marchas e dupla embreagem. A tração deve ser integral.

Expectativa de preço? Espere por algo próximo dos R$ 260 mil, exatamente na faixa de valor onde hoje encontram-se as versões mais vendidas do Jeep Commander, seu principal rival, e de modelos como Caoa Chery Tiggo 8, Peugeot 3008 e Ford Bronco Sport - ainda que esses dois últimos não tenham sete lugares.

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