O ID.3, primeiro modelo totalmente elétrico da Volkswagen apresentado no Salão de Frankfurt, representa o início de uma família de carros que significa "o futuro da marca", nas palavras da própria empresa. Mas suas tecnologias não se limitam ao fato de ser um carro puramente elétrico com design "diferentão".
De acordo com a VW, o ID.3 - que começa a ser vendido no começo de 2020 - virá de série com grande variedade de tecnologias a bordo. Além da dinâmica de condução impressionante, promete um conceito de luz inteligente no interior que torna a comunicação entre motorista e carro bem mais emocional.
Segundo a Volks, o controle por voz não apenas obedece todas as palavras de comando, mas faz com que o ID.3 consiga responder visualmente aos seus ocupantes. Isso se dá por meio de uma faixa de LED que atravessa o cockpit e, de forma inteligente, troca de cor de acordo com a função.
Em relação ao comando de voz, o sistema responde enviando um sinal de luz para a cabine, exatamente como faz um sistema de inteligência artificial.
Esta luz ainda sinaliza ao motorista que o sistema de tração do veículo está ativo e que o carro foi destrancado ou bloqueado. Depois, acentua as informações emitidas pelos sistemas de assistência e navegação e sinaliza avisos de frenagem e chamadas telefônicas recebidas.
Em conjunto com o sistema de navegação, as luzes do ID.3 ainda conseguem reduzir o estresse de dirigir em um congestionamento. Segundo a Volks, o conceito recomenda alterar a pista e também pode avisar ao motorista se o carro estiver na faixa errada.